O VMA 2014, premiação da MTV norte-americana, aconteceu nesse domingo (24/08/2014) na arena The Forum, na Califórnia, com mais de três horas de duração. Como de costume, o evento reuniu centenas de famosos e diversas apresentações musicais.
A girlband Fifth Harmony deu início à programação com uma performance no tapete vermelho. O grupo escolheu a música Boss para animar o pré-show.
Ariana Grande abriu a noite saindo de dentro de uma nave espacial para cantar seu novo sucesso Break Free. Em seguida, Nicki Minaj apresentou Anaconda. Depois, as duas se juntaram a Jessie J para apresentar Bang Bang. O clipe da música foi lançado durante a premiação.
Taylor Swift foi a próxima a subir no palco, ela apresentou seu novo single, Shake it Off, com uma performance bem divertida.
Sam Smith se apresentou pela primeira vez no VMA e emocionou com o sucesso Stay With Me.
E Usher colocou todo mundo pra dançar com sua nova música She Came To Give It, com participação de Nicki Minaj, que subiu ao palco mais uma vez.
Quem também se apresentou pela primeira vez na premiação foi 5 Seconds of Summer, com a música Amnesia, após levar o prêmio de melhor lyric-video por Don’t Stop.
As cantoras Iggy Azalea e Rita Ora apresentaram a parceria Black Widow.
E o Marron 5 animou o público do lado de fora da premiação com as música Maps e One More Night.
Miley Cirus recebeu o prêmio mais importante, o de clipe do ano por Wrecking Ball, e surpreendeu ao enviar um morador de rua para receber o prêmio por ela. O rapaz explicou em seu discurso: “Aceitei esse prêmio em nome das 1.6 bilhões de pessoas que como eu não tem um lar. Sobrevivi em abrigos, limpei quartos… já participei da vida de vocês, apesar de ser invisível para a maioria de vocês”. Miley chorou enquanto ele falava e toda a plateia o aplaudiu de pé.
O ator Robin Williams, que faleceu no início deste mês, também foi lembrado e recebeu uma homenagem comovente da premiação. Ao som de Magic do Coldplay, várias imagens do ator sorridente foram exibidas em um telão.
A artista mais esperada foi Beyoncé, que encerrou a premiação com a maior performance da noite. Ela fez um medley com todas as músicas do seu quinto álbum (Beyoncé), incluindo os hits Drunk In Love e Pretty Hurts. Durante a apresentação, o cenário e as coreografias eram modificados. A cantora foi a grande homenageada da noite levando o Michael Jackson Video Vanguard Award, em celebração a sua carreira. O prêmio foi entregue por Jay-Z e Blue Ive, marido e filha da cantora, que ficou muito emocionada.
Além disso, ela venceu três das oito categorias nas quais concorria, somando o total de 18 prêmios do VMA.
Veja a apresentação completa de Beyoncé, com mais de 15 minutos de duração.
Confira todos os vencedores:
Vídeo do Ano: “Wrecking Ball”, Miley Cyrus
Artist to Watch: Fifth Harmony
Melhor Vídeo de Rock: “Royals”, Lorde
Melhor Vídeo de Hip-Hop: “Hold On (We’re Going Home)”, Drake feat. Majid Jordan
Melhor Vídeo Pop: “Problem”, Ariana Grande feat. Iggy Azalea
Melhor Vídeo Maculino: “Sing”, Ed Sheeran
Melhor Vídeo Feminino: “Dark Horse”, Katy Perry Feat. Juicy J
Melhor Lyric-Video: “Don’t Stop”, 5 Seconds Of Summer
Melhor Colaboração: “Drunk In Love”, Beyoncé feat. Jay Z
Melhor Vídeo com Mensagem Social: “Pretty Hurts”, Beyoncé
Melhor Cinematografia: “Pretty Hurts”, Beyoncé
Melhor Edição: “Rap God”, Eminem
Melhor Coreografia: “Chandelier”, Sia
Melhor Direção: “Turn Down for What”, DJ Snake & Lil Jon
Melhor Direção de Arte: “Reflektor”, Arcade Fire
Melhor Efeito Visual: “The Writting’s On The Wall”, OK GO
Clubland Award: “Stay The Nigt”, Zedd feat. Hayley Williams
Michael Jackson Video Vanguard Award: Beyoncé