WandaVision será a nova série da Marvel Studios, que entrará na plataforma Disney+, estrelada pela Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Betanny). Com a divulgação do trailer, tornou-se notório algumas possíveis inspirações da série devido as grandes semelhanças com as obras dos quadrinhos, como a intitulada Visão (The Vision).
O quadrinho em questão, escrito por Tom King e ilustrado por Gabriel Hernandez Walta e Jordie Bellaire, conta a história do herói decidindo criar sua própria família e viver como um humano normal, na capital dos Estados Unidos, Washington, D.C. A obra ficou bem conhecida na premiações, onde ganhou o prêmio Eisner (Oscar dos quadrinhos) como melhor série limitada, Ringo e The Harvey.
O problema é que o escritor não ficou muito contente ao perceber que em nenhuma divulgação da série há a menção da inspiração em sua obra, não trazendo novos leitores a conhecer o quadrinho. Devido a isso, Tom King recorreu ao Twitter e soltou algumas indiretas à Disney.
Confira os tweets abaixo:
“WandaVision parece legal. Aliás, a Graphic Novel ganhadora dos prêmios The Harvey, Ringo e Eisner ainda está a venda.”, twittou o escritor.
WandaVision sounds cool. Also The Harvey, Ringo, and Eisner winning graphic novel, The Vision is still on sale. pic.twitter.com/iDQLNcodC7
— Tom King (@TomKingTK) November 10, 2020
“Eu vejo as influências no Gabriel Walta e Mitch Gerads nesta imagem que está rodando o mundo inteiro. Muito legal poder trabalhar com artistas tão bons assim.”, disse King no tweet abaixo.
I see @ghwalta and @MitchGerads influence in this image that’s rushing around the world. So cool to be able to work with artists that good. pic.twitter.com/Zpqx1SKQSY
— Tom King (@TomKingTK) November 10, 2020
Aparentemente, o descontentamento não foi apenas de King, já que o quadrinista Mitch Gerads (Mister Miracle, Strange Adventures) e o co-criador de Deadpool, Fabian Nicieza, também twittaram sobre o assunto.
“Uau. Em um mundo JUSTO, a última tela seria “Baseado em uma série de quadrinhos da Marvel Comics do Tom King e Gabriel Walta”, porque isso é loucura. Aliás, nem uma menção ao gibi em toda a matéria da EW. Fraca.”, twittou Gerads.
“Crédito é algo complicado e pegajoso. Eu vivi todos os lados disso! Visão e Wanda em um cenário suburbano em busca de “felicidade doméstica” remontam ao Vision & Scarlet Witch do Englehart e Howell. 1980s. Se você NÃO estiver em um bloco de crédito na série (junto com outros), eu ficaria puto.”, comentou Nicieza.
Credit is tricky and sticky. I've lived all sides of that!
Vision and Wanda in a suburban setting seeking "domestic bliss" dates back to the Vision & SW LS by Englehart and Howell. 1980s.
If you're NOT in a block credit in the series (along with others), I'd be pissed. pic.twitter.com/VySY1RrMya
— Fabian Nicieza (@FabianNicieza) November 10, 2020
Vale lembrar que o chefe da Marvel Studios, Kevin Feige, disse durante sua aparição na CCXP em São Paulo que a série teve inspirações no quadrinho: “Houveram algumas capas lindas [de Mike Del Mundo] para isso, com [Vision] nos subúrbios que [forneceram] muita inspiração [para WandaVision]. Se você conhece essa história em quadrinhos, pode conhecer Sparky the Dog em um determinado ponto da série, mas ela é apenas inspirada nessa série e vai em uma direção diferente.”.