A Warner Bros. está reprimindo os festivais locais de fãs de Harry Potter em todo os EUA, dizendo que é necessário interromper a atividade comercial não autorizada. Os fãs, no entanto, compararam a mudança com os Dementadores, que sugam a alegria da diversão, enquanto diretores do festival dizem que vão transformar os eventos em celebrações genéricas de magia.
“É quase como se a Warner Bros. fosse dominada por Voldemort, tentando usar a magia negra para destruir a luz de uma cidadezinha”, disse Sarah Jo Tucker, uma estudante de 21 anos no Chestnut Hill College, que hospeda um Torneio de Quadribol que coincide com o festival suburbano anual de Filadélfia.
Philip Dawson, diretor do distrito comercial de Chestnut Hill, disse que a Warner Bros. entrou em contato com seu grupo em maio, informando que novas diretrizes proíbem o uso de nomes, lugares ou objetos da série pelos festivais.
“Foi muito rapido e não vamos realizar mais qualquer coisa este ano como foi nos anos anteriores”, disse ele. O festival do final de outubro atraiu cerca de 45 mil fãs no ano passado.
Diretores do festival de todo o país, inclusive em Aurora, Illinois, e Ithaca, Nova York, também foram informados de que as novas diretrizes proibiriam muitas das atividades com o tema Potter, que normalmente são eventos gratuitos.
É tudo sobre como proteger a marca.
“A Warner Bros. está sempre satisfeita em saber do entusiasmo dos fãs de Harry Potter, mas estamos preocupados, e nos opomos, quando as reuniões de fãs se tornam um veículo para atividades comerciais não autorizadas”, disse a empresa.
Os fãs do festival de Filadélfia foram ao Twitter para tentar pedir autorização a J.K. Rowling afim de salvar o festival. Uma porta-voz da autora disse que não tem comentários sobre o assunto.
Uma livraria de Los Angeles chamada “Whimsic Alley” foi processada pela empresa por causa de suas mercadorias abertamente de Hogwarts, de sapos de chocolate a cachecóis da Grifinória. Eles venceram, mas a loja acabou fechando no ano passado.
Uma fã da Filadélfia, Sarah McIntyre, acha que é ridículo para a Warner Bros. direcionar os festivais.
“Eles estão agindo como os Dursleys”, disse a professora de yoga e contadora de 34 anos. Ela disse que eles deveriam estar encorajando as comunidades a trazer Harry Potter à vida. “Criar interesse na franquia aumentaria a receita”, disse ela.
No Brasil, por enquanto, os dementadores da Warner não deram as caras
Fonte: THR