Dois anos após o lançamento da terceira temporada de Westworld que recebeu diversas críticas pela vasta mudança de narrativa que se resumiu em ação e o início de um possível apocalipse tecnológico, Westworld retorna oficialmente para a sua quarta temporada pela HBO.
Diferente da anterior, a quarta temporada de Westworld se mostrou ser muito mais emocionante e compreensível em sua nova narrativa, que também não deixa de revisitar conceitos apresentados anteriormente.
A ação está mais contida, há menos linhas temporais que possam causar dúvidas nos telespectadores e alguns personagens se mostraram mais “humanizados” e vulneráveis, como é o caso da personagem Christina, interpretada por Evan Rachel Wood.
A nova personagem é retratada como uma escritora que trabalha na Olympiad Entertainment, localizada em Nova Iorque, e que mora com a sua colega de quarto Maya, interpretada por Ariana DeBose.
Apesar da HBO ter disponibilizado apenas os primeiros 4 episódios para a imprensa, é perceptível que a anfitriã mais velha de Westworld ainda marca presença na narrativa desta temporada, mesmo com a sua suposta morte no final da terceira e com as declarações da roteirista Lisa Joy e de Evan Rachel Wood, que afirmaram que a Dolores não voltaria.
Dolores está de certa forma “presa” em Christina, que aos poucos está desenterrando as memórias de sua consciência perdida. A aparição de um personagem bastante conhecido faz com que ela se questione sobre suas possíveis vidas passadas.
Se você, assim como eu, é apaixonado pela Dolores, com certeza vai se emocionar com o fim do primeiro episódio, que apesar de não citar seu nome diretamente, tem sua história recontada por Christina enquanto ela está tentando criar uma nova história para a empresa em que trabalha, seguida da aparição já confirmada de James Marsden como o personagem Teddy Flood.
Além de Christina e Maya, outros novos personagens são apresentados no decorrer dos episódios, como a intrigante personagem de Aurora Perrineau e Daniel Wu (que se unem com Bernard e Stubbs), Nozipho Mclean (a esposa de Caleb) e a filha do casal, Frankie, que desempenharam um papel importante no desenvolvimento do personagem.
Maeve e Caleb, interpretados por Thandiwe Newton e Aaron Paul, estão vivendo suas vidas longe um do outro, 7 anos após os acontecimentos do fim da terceira temporada. Mas uma série de acontecimentos, provocados por Charlotte e William, faz com que os dois se unam novamente e nos levam a conhecer o novo parque que foi desenvolvido durante todos esses anos, mas que de novo só possui o visual, já que as histórias individuais dos novos anfitriões são as mesmas criadas para os anfitriões do parque Westworld.
Thandiwe Newton continua impecável no papel de Maeve, assim como Tessa Thompson, Ed Harris e Angela Sarafyan, que retornam aos seus papéis de Charlotte, William e Clementine.
No aspecto visual, Westworld continua sendo… Westworld. Os cenários não deixaram de surpreender e a série continua servindo visuais elegantíssimos, além de entregar uma nova e impecável abertura com a clássica trilha. E por falar em trilha sonora, os primeiros episódios contêm as versões instrumentais de diversas músicas famosas, incluindo “Video Games” de Lana Del Rey e “Bad Guy” de Billie Eilish.
Resumidamente, a quarta temporada de Westworld finalmente traz, de forma emocionante e precisa, a real inovação que a série almejava!