Na 4ª temporada de Stranger Things, Winona Ryder, que interpreta Joyce Byers, esteve bem longe da sua cidade natal, Hawkins. No entanto, nos bastidores, a atriz e ícone consagrada do cinema dos anos de 1980 também ajudou os irmãos Duffer em uma situação não oficial.
Enquanto os irmãos Matt e Ross Duffer mantêm as mãos firmes na roda criativa de Stranger Things, parece que o mais proeminente coadjuvante da série, Winona Ryder, tornou-se a autoridade de fatos na vasta gama de detalhes da cultura pop dos anos 80 que permeiam a série de sucesso da Netflix.
O também ator da série, David Harbour, revelou em uma entrevista à Harper’s Bazaar, que Ryder não gosta apenas de uma associação permanente com a década que se passa a série, ela também é uma especialista sobre este período.
“Ela dizia a eles: ‘Essa música realmente saiu em 85, e você a tem em 83′”, disse Harbour. “Ela sabia todos esses detalhes minúsculos que eles nem sabiam, e eles tiveram que mudar as coisas no roteiro com base nisso.”
A série, que em breve concluirá sua quarta temporada, está atualmente ambientada em 1986, tendo começado em 1983 em sua temporada de estreia em 2016.
Embora a distinção entre 1985 e 1983 (como exemplificado), possa parecer insignificante para os não iniciados, aqueles que viveram a época podem dizer que foram dois períodos distintos naquela década que estava em movimento rápido.
Assim, o conhecimento enciclopédico de Ryder ajudou a apontar anacronismos (embora cruciais) dos anos 80 que aparecem nos roteiros. Os resultados parecem falar por si mesmos, já que Stranger Things, em sua maioria, manteve um retrato preciso dos tempos.