Após a classificação da Suning em cima da favorita JD Gaming, chegamos ao terceiro dia das Quartas de Final, com Top Esports contra Fnatic.
A TES Esports veio ao Mundial como campeã chinesa e uma das equipes, e talvez principal, favoritas ao título. Liderando seu grupo na fase anterior com um estilo de jogo muito forte e bastante sólido, a equipe sofreu apenas uma derrota nas mãos da FlyQuest, e sem dúvidas era a favorita do confronto das quartas de finais.
A Fnatic é um time que sempre está no mundial, mas esse ano não é nem de perto um dos favoritos ao título. A equipe teve uma temporada mediana na LEC começando a brilhar apenas nos plays off, mas foi derrotada por 3-0 pela G2 na final e ficou apenas com o vice. No mundial, a equipe garantiu sua classificação ao vencer partida decisiva contra a LGD e ficar em segundo no seu grupo.
No Rift tivemos uma série simplesmente espetacular. A Fnatic trouxe a Zebra como sexto jogador e venceu as duas primeiras partidas mostrando um League of Legends irretocável, e quase acabando com o bolão de muita gente. Porém, a Top Esports soube se reorganizar, e sendo liderada por um inspirado Karsa, buscou uma virada impressionante e agora enfrenta a Suning no próximo domingo (25), pela segunda Semifinal do Worlds. Confira abaixo como foi essa série espetacular.
Jogo 1: Vitória da Fnatic
TES: Leona – Ezreal – Zoe – Graves – Ornn
FNC: Rakan – Senna – Galio – Kindred – Singed
MVP da partida: Hylissang – Rakan (1/0/10)
Você não leu errado, a Fnatic pickou Singed para Bwipo. Mas a equipe mostrou que não estava de brincadeira pegando a primeira kill no 2v2 da bot lane. Em sequência o time emendou outra jogada na top lane, mas a TES respondeu com 3 jogadores e garantiu sua kill. Os times não deixavam o jogo diminuir de velocidade, e já realizavam outro confronto 2v2 na mid lane que terminava com uma kill para cada time.
Pouco tempo depois, tivemos uma grande luta no bot que ficou melhor para a Fnatic, mas mais interessante que isso, na top lane pudemos ver Bwipo começar a fazer o famoso proxy e fugir de 4 jogadores adversários enquanto exibia diversos emotes, mostrando que conhecia perfeitamente as mecânicas do campeão.
A partida era bastante movimentada, e enquanto Rekkles brilhava pelo lado da Fnatic, Knight fazia o mesmo pelo lado da TES.
Na primeira grande luta das duas equipes, o time da Fnatic mostrou melhor mecânica com seus bonecos e conseguiu duas kills sem perder nenhum jogador. O lado negativo é que não havia nenhum objetivo neutro disponível para poder ser utilizado o espaço que foi criado.
Na próxima vez que as equipe se bateram, dessa vez com o barão disponível, o time da Fnatic venceu novamente a luta, mas dessa vez levando 3 adversários. A TES conseguiu descontar com o dragão e ficar a apenas um da alma, mas a vantagem da FNC começava a ficar muito grande na partida.
Com um novo barão nascendo, a Fnatic forçou um pick off e explodiu JackeyLove mais uma vez muito rápido. A TES se viu obrigada a lutar pelo objetivo e perdeu 4 membros, contando JackeyLove novamente. Sobrando apenas Knight para a equipe chinesa, a FNC partiu para o base adversária e garantiu o primeiro jogo.
Jogo 2: Vitória da Fnatic
TES: TahnKench – Senna – Sylas – Jarvan IV – Gangplank
FNC: Braum – Ashe – Orianna – Kindred – Ornn
MVP da partida: Selfmade – Kindred (8/1/4)
A primeira grande luta aconteceu logo aos 4 minutos, quando os dois caçadores apareceram na bot lane e foram seguidos por 4 teleportes dos mid e top laners. A Fnatic até conseguiu o first blood, mas a TES lutou melhor e levou 3 kills na disputa.
A equipe da Fnatic continuava apostando na sua bot lane, assim como na partida anterior, e fazia repetidos ganks na lane focando e pegando kills em cima do TK de Yuyanjia, que ficava repetidamente com a tela cinza na partida.
A Fnatic ia controlando o jogo, conseguindo abates e garantindo o segundo dragão. A vantagem da TES ficava nas mãos de 369, que havia conseguido coletar muitas barricadas e concentrava muito ouro em seu GP.
Quando a Fnatic viu 369 adiantado, a equipe não teve dúvidas e mandou muitos jogadores para pegar o top lane da TES. A equipe chinesa tentou responder e defender seu jogador, mas acabou perdendo ainda mais, sofrendo 4 abates. Com o espaço, a equipe Europeia fez o barão, pouco tempo depois garantiu seu terceiro dragão e virou o placar de ouro.
A Fnatic brilhava em Summoner’s Rift, e um exemplo disso era Hylissang e Nemesis saindo vivos de um 5×2 e ainda quase levando um adversário no lance.
A equipe da TES parecia encontrar pick offs, mas a Fnatic sempre respondia chegando com todo seu time e conseguindo abates para cima dos chineses.
Com essa vantagem, a Fnatic garantiu a alma do dragão infernal e o segundo barão na partida, mostrando um conhecimento perfeito do dano dos adversários e quando lutar, quando perseguir, e quando recuar. As esperanças da TES ficavam apenas nas mãos de 369 e seu dano em área.
Com o dragão ancião nascendo, a equipe da Fnatic partiu para o objetivo, o garantiu, e partiu para a base adversária para garantir o 2×0 na série.
Jogo 3: Vitória da Top Esports
TES: Karma – Ezreal – Orianna – Lee Sin – Sion
FNC: Rakan – Jhin – Vel Koz – Kha Zix – Ornn
MVP da partida: Karsa – Lee Sin (3/1/9)
A terceira partida começou com a equipe da TES mostrando agressividade e tentando jogadas em diversos locais e não conseguindo muita coisa, porém a equipe garantiu o First Blood quando 369 solou Bwipo em vacilo do top laner da FNC.
Com o espaço conseguido, a TES aproveitou para invadir a selva e garantir abate em cima de Selfmade.
A equipe da TES continuou jogando pra cima do top laner da Fenatic, derrubando até a t2 da rota antes dos 13 minutos.
A Fnatic focava em garantir os dragões, mas a TES cobrava abates e construía uma vantagem de 6k de ouro de vantagem com apenas 16 minutos de jogo.
Aos 20 minutos de jogo, a equipe da TES tinha tanta vantagem que apenas partiu para o barão. A Equipe da Fnatic mandou seus jogadores para garantir o terceiro dragão. A equipe da TES mandou 2 jogadores para tentar atrapalhar e viu os dois acabarem sendo abatidos. Com o resto do time e dano da TES chegando, os chineses conseguiram duas kills, mas perderam mais um jogador.
Quando o quarto dragão nasceu, a TES não quis nem saber e fez o objetivo para não dar uma alma para a FNC, ainda eliminando Selfmade que tentou o roubo, e partindo para seu segundo barão na partida.
Com o objetivo, a equipe avançou sobre a base da Fnatic, forçou a luta, eliminou seus adversários e diminuiu o placar da série.
Jogo 4: Vitória da Top Esports
TES: Tahn Kench – Senna – Jayce – Nidalee – Sion
FNC: Sett – Ashe – Galio – Graves – Ornn
MVP da partida: Karsa – Nidalee (10/1/7)
O jogo começou agitando principalmente com a bot lane trocando agressividade pelos dois lados. Mas a primeira kill saiu na mid lane com Selfmade fazendo um bom gank e eliminando Knight. A equipe não parou, e Nemesis voltou de teleporte logo para a bot lane para seu time garantir uma kill em cima de JackLovey e o dragão para seu time.
A Fnatic quis apostar no que lhe deu sucesso nas duas primeiras partidas, e sua bot lane ganhou o 2v2 garantindo uma kill em cima de JackeyLove, e na sequência realizou um dive junto com Selfmade para matar também Yuyanjia.
A equipe mais uma vez mandou Nemesis para bot lane para materem o atirador da TES, mas dessa vez os Chineses leram bem a partida e responderam e conseguira 3 kills em cima da Fnatic.
O jogo só acontecia na bot lane, com os dois times mandando muitos jogadores para lá, e a Fnatic conseguindo usar o arauto para garantir a primeira torre do jogo.
E as lutas não paravam, a Fnatic garantiu o segundo dragão e na sequência perseguiu os adversário em sua selva, com as duas equipes trocando abates. A equipe continuou acelerando, pegando o segundo arauto e levando ele para pegar torres e cabecear até a T3 do top da TES.
Em luta por dragão, a equipe da Fnatic iniciou muito bem e parecia que venceria fácil a luta, porém ninguém conseguia matar 369 e focar os carrys, e aos poucos os jogadores da FNC foram caindo um por um, sobrando apenas Selfmade vivo. A equipe da TES aproveitou o espaço para fazer o barão, enquanto o caçador da Fnatic garantiu o terceiro drag do seu time.
Com o barão, a equipe da TES invadiu a base da Fnatic, lutou melhor e derrubou tudo para empatar a série em uma bela virada dentro de jogo.
Jogo 5: Vitória da Top Esports
TES: Leona – Ezreal – Sylas – Lee Sin – Vladmir
FNC: Rakan – Senna – Twisted Fate – Gragas – Gangplank
MVP da partida: Karsa – Lee Sin (4/0/6)
A quinta e última partida começou com Karsa dando um gank early em cima de Nemesis e garantindo o first blood para seu time.
A TES garantiu o primeiro dragão com Karsa o fazendo livre, enquanto isso, Selfmade gankava o top e explodia 369 sem nem lhe dar chance de usar a poça de sangue.
A equipe chinesa se organizava melhor no mapa, garantindo os objetivos neutros que surgiam e controlando bem o jogo.
A Fnatic demonstrou ter sentido o empate e não conseguia criar pelo mapa, nem mesmo na bot lane que havia sido sua grande vantagem nas últimas partidas. Enquanto Nemesis tomava pick offs bobos, Selfmade não confiava nas jogadas de seus companheiros e mais de uma vez não foi em all in de Hylissang que com certeza sairiam kills.
A primeira grande luta do jogo ocorreu pelo terceiro dragão, e a Fnatic conseguiu se organizar melhor com mais jogadores para abater dois adversários, pegar o bônus e respirar na partida.
No próximo dragão, a TES tomou o cuidado de levar todos os seus jogadores, lutou melhor conseguindo abater Bwipo rápido e Hylissang na sequência, pegou o objetivo e o barão na sequência, abrindo quase 5k de ouro de vantagem.
Aos 24 minutos, a TES invadiu a base, aplicou o Ace e venceu a série de virada com um stomp impressionante por sua parte, e um último jogo decepcionante por parte da Fnatic. Ainda assim, a equipe europeia está de parabéns pela série que fizeram nesse sábado.