Connect with us
Avatar

Published

on

E finalmente começou. Depois de todos os anúncios e treinamentos, chegou a hora da verdade para o LoL Global, e tivemos o início do Mundial e sua fase de entrada.

Na torcida pela equipe Brasileira pela difícil fase de entrada, pudemos conferir qual foi a evolução dos jogadores durante seu período no super server chinês. E para cobrir a fase de entrada, aqui no Cabana vamos produzir dois tipos de matéria: Uma focada nos nossos intrépidos, e outra sobre os jogos das outras equipes.

A vida da INTZ não foi fácil neste primeiro dia, enfrentando a MAD Lions, equipe cotada como a mais forte do grupo, logo na abertura do campeonato, e a Legacy Esports pouco tempo depois. Posto isso, confira como foram as duas partidas da equipe brasileira nesse primeiro dia de mundial:

5:00H – INTZ X MAD Lions: Vitória da MAD Lions

MVP da partida: Carzzy – Jhin (5/0/8)

A primeira partida do evento começou como se esperava: Bastante morna e com equipes se estudando, se diferenciando na mid lane, onde ambos jogadores usavam atiradores e a porradaria comia solta, mas com vantagem para Humanoid e seu Lucian, que obrigavam Envy e sua Tristana voltar para a base recuperar vida com frequência.
A primeira grande jogada e chance de abate ocorreu para os Brasileiros, com Shini respondendo counter gank de ShadoW na top lane. Os dois jogadores brasileiros viraram na Evelynn do adversário, com Tay utilizando a Ult de seu Urgot para tentar garantir a kill. Para finalizar o campeão adversário, Tay utilizou o incendiar, que ele não possuía. Em um erro claro de nervosismo, o top laner brasileiro usou um TP colado na trinket da frente, gastando seu feitiço e desperdiçando a oportunidade de abater o adversário e garantir o first blood.
Como quem não faz, toma, no gank seguinte na lane do topo a MAD Lions garantiu o First Blood para Orome.
O jogo se desenhava com a MAD Lions garantindo pequenas vantagens pelo mapa enquanto a INTZ não deixava a distância disparar demais, apostando no crescimento da Ashe de MicaO, de Envy e Tay, e buscando garantir dragões.
Bom salientar que Tay não se abalou com o erro inicial, e sempre que ocorriam skirmshs pelo mapa, o jogador conseguia garantir kills com sua ult.
A equipe brasileira estava bem no jogo, até cometer sucessivos erros de posicionamento (nenhum dele por micaO) que garantiram abates e o barão para o adversário. Apesar que vale destacar que, com três jogadores, a INTZ tentou contestar o bônus, garantiu abates e quase conseguiu o roubo.
Com o bônus, a MAD Lions abriu a rota do meio e garantiu muito ouro de vantagem no jogo. A INTZ mostrava que brasileiro não desiste nunca, e com uma  bela armadilha no meio do mapa garantiu um triple kill para Tay. Se o top brasileiro começou o jogo nervoso, ele passou a ser grande pilar de uma possível reação da equipe, chegando a ficar 9/1 na partida.
Quando o bônus do barão renasceu, a MAD Lions lutou, conseguiu 4 abates e o bônus. Com a vantagem, a equipe ainda demorou pra conseguir utilizá-la no mapa, mas, aproveitando um erro de combo do Alistar de Redbert, conseguiu mais dois abates e levou a partida.
Apesar da derrota, os intrépidos fizeram uma boa apresentação, e demonstraram ter forças pra jogar o campeonato em alto nível.

7:00H – Legacy Sports X INTZ: Vitória da Legacy Sports

MVP da partida: Tally – Sett (2/2/9)

O jogo começou com Shini e seu Volibear forçando bastante, invadindo e forçando jogadas pra cima da Nidalee de Babip. Diferente da partida anterior, nesta a equipe brasileira mostrou um bom começo de partida, se saindo melhor nas rotas e nas primeiras rotações por objetivos. Com essa rotação, a INTZ garantiu o primeiro dragão rapidamente, mas em sequência teve Shini abatido em rotação de 4 jogadores da equipe da Legacy, deixando o first blood com os adversários.
A Legacy buscou fazer o que faz de melhor, e rotacionou mais de uma vez para a top lane para conseguir abates em cima de Tay, dando o ouro para a Camille de Topoon e garantir os arautos. O primeiro bônus foi usado para garantir a primeira torre da bot lane, que caía rapidamente devido a tristana de Raes. Para a equipe da INTZ, restou garantir os dragões e tentar responder as rotações.
A INTZ usava e abusava das ults do Bardo de RedBert para tentar pick offs, mas apesar de acertar suas ults, a Legacy rotacionava bem e usava suas ferramentas para realizar o desengage e defender seus jogadores.
Apesar do placar apontar mais de 4 mil de vantagem para a Legacy, a INTZ começou a lutar muito bem a partir dos 20 min, mostrando que estava viva na partida.
Perto dos 30 min de jogo a INTZ fez uma troca perigosa, garantiu a alma da montanha pelo custo do inibidor do topo, que deu espaço para Legacy garantir o barão. Na saída do bônus, a INTZ lutou muito bem, conseguindo eliminar e tirar o bônus de três jogadores do time adversário.
O placar apontava mais de 6 mil de ouro de vantagem para a Legacy, mas a INTZ lutava MUITO melhor, e começava a limpar os adversários nas lutas sem perder membros. Até o momento que a Legacy conseguiu eliminar micaO rapidamente em uma luta sem Tay, limpando o time da INTZ e em sequência garantir o Dragão Ancião e Barão.
A INTZ tentou se segurar de forma heróica, mas com o double buff não teve jeito e a Legacy levou a partida.

Infelizmente no primeiro dia não deu para os meninos da INTZ. De saldo positivo, a equipe não jogou mal em nenhuma das duas partidas, de saldo negativo, diversos erros pequenos custaram ambos os jogos. Agora cabe aos intrépidos tentar buscar a classificação nos jogos contra a Papara Supermassive e contra a Team Liquid nos próximos dias de fase de entrada. E para nós, restar torcer.

A INTZ agora enfrenta a Supermassive às 6 horas do dia 26, e a Team Liquid às 7 horas do dia 28.

Advertisement
Comments

e-Sports

Worlds 2020 | Em série sonolenta, Suning surpreende e vence Top Esports

Em partidas de qualidade duvidosa, Suning despacha a favorita TES e se classifica para final.

Avatar

Published

on

Ontem tivemos a primeira série das Semi Finais do Worlds 2020, onde a DAMWON Gaming despachou com certa tranquilidade a equipe da G2, se classificando para a grande final. Dessa forma, a segunda série e penúltima partida do Worlds ficou para ser decidida entre Suning e Top Esports, as duas representantes chinesas restantes na competição.

A Top Esports sem dúvida era a favorita absoluta para o confronto, tendo sido campeã da LPL e vencido os confrontos diretos que teve contra a Suning ao longo do split. Ainda assim, a Suning fez um mundial bastante sólido, e teve mais facilidade que a sua rival para se classificar para as semi finais.

Dentro de jogo, parecia que na China também era 7 horas da manhã, então tivemos 2 primeiras partidas bastante lentas e sem graça, a terceira partida mediana, e um último jogo mais interessante. Surpreendendo a todos, a Suning se mostrou superior a Top Esports, que contou com atuações abaixo da média por parte de Knight e JackeyLove, pela primeira vez no ano e emplacando um 3×1 com tranquilidade.

Confia abaixo como foram as partidas:

Jogo 1: Vitória da Suning
SN: Rakan – Ezreral – Azir – Lee Sin – Wukong
TES: Pantheon – Jhin – Orianna – Sett – Jayce
MVP da partida: Bin – Wukong (5/1/4)

O Jogo começou bastante lento, e o primeiro abate só foi acontecer aos 8 minutos de jogo com Sofm gankando a top lane e dando uma kill para Bin. A equipe da TES respondeu com Karsa devolvendo o gank e a kill para seu top laner. Ao mesmo tempo, no bot, a equipe da Suning tentava um dive e via um desastre acontecer dando duas kills para Jackeylove.
A equipe da TES viu a bot lane como uma condição de vitória e deu mais recursos para seu adc, usando o arauto e dando uma torre inteira de barricadas para ele, abrindo espaço também para a equipe conseguir seu segundo dragão na partida.
Se a TES jogava pelo bot, a Suning jogava pelo top, buscando dar kills e abrir espaço para Bin conseguir uma torre também.
A Top Esports aproveitava a necessidade de crescimento dos carregadores da Suning para controlar o mapa e garantir objetivos neutros.
Com o quarto dragão da alma, a equipe da Suning se viu obrigada a lutar e buscou dominar pit. A movimentação da equipe deu certo, e, melhor posicionada para o objetivo, conseguiram impedir a alma adversária, coletar dois abates e partir para o Barão, mudando a cara da partida.
Com o bônus, a Suning conseguiu desafogar um pouco o mapa, mas a equipe da Top Esports se defendeu com muita qualidade e não deixou os adversários levarem nem uma t2.
Com o dragão renascendo, a Suning buscou repetir o feito anterior, e mais uma vez garantiu o objetivo, mas além disso, dessa vez a equipe usou a força do seus picks para conseguir buscar e derrubar os jogadores adversários, garantir o Ace e marchar para a base adversária, ganhando a primeira partida da série.

Jogo 2: Vitória da Top Esports
SN: Bardo – Jhin – Zoe – Kindred – Ornn
TES: Leona – Ezreal – Orianna – Lee Sin – Gangplank
MVP da partida: 369 – Gangplank (5/1/4)

A segunda partida começou com bastante ação na bot lane e nenhum abate.
Porém o que se seguiu foi um jogo morno com cara de primeira partida até mais que jogo 1, no qual os times não se arriscavam muito em criar jogadas de abate e trocavam objetivos neutros.
O primeiro abate só saiu aos 13 minutos, quando Karsa tentou iniciar com tudo chutando SofM para o meio de seu time. O caçador da Suning conseguiu usar o refúgio da ovelha para se salvar e, na devolução, Angel usou a estrela desviada para explodir Karsa. Com o abate, a equipe da SN viu espaço para garantir seu segundo dragão na partida.
A primeira grande luta explodiu logo depois a Suning garantir seu terceiro dragão na partida, ficando 2 abates para cada lado.
Novamente, algo só foi acontecer no Rift quando o quarto dragão nasceu. Dessa vez,, precisando impedir a alma adversária, a TES se organizou melhor no em volta do rift e garantiu o objetivo, e com emocionada de JackeyLove, tivemos mais um abate para cada lado.
Pouco tempo depois, a TES conseguiu um pick off em cima de Angel enquanto se organizava em volta do pit do barão, e já emendou o bônus na seguida, ficando com muita vantagem.
A partida era muito técnica, tão técnica que ficava até chato de assistir.
Com um pick off em cima de SoftM, a Top conseguiu garantir mais abates, avançar pelo mid e empatar a série.

Jogo 3: Vitória da Suning
SN: Leona – Ezreal – Orianna – Shen – Jax
TES: Lux – Caitlyn – Ekko – Lee Sin – Renekton
MVP da partida: Bin – Jax (3/0/7)

Em um jogo com o início mais animado que as duas partidas anteriores, o first blood saiu no 2v2 da bot lane, com Huanfeng abatendo JackeyLove e sendo abatido na sequência pelo Yuyanjia.
Em seguida, tivemos no topo um 2v2 com dive da Suning, que o executando muito bem garantiu mais 2 abates.
A Suning ia jogando melhor e conseguindo abates em diversos locais no mapa, enquanto a TES garantia o primeiro dragão.
A primeira luta ocorreu em disputa pelo arauto. A Suning garantiu o objetivo e eliminou 2 adversários enquanto perdeu apenas um membro.
A Top Esports só conseguiu achar algo no mapa quando o segunda dragão nascia. Mandando os 5 jogadores para a bot lane, a equipe conseguiu dois abates num 5×3 e garantiu o bônus. Com pick offs, a TES ia se recuperando na partida e diminuindo a diferença de ouro.
As equipes iam crescendo, e a monotonia voltava a aparecer na série sem nenhum time puxar demais o gatilho, sabendo que um passo em falso poderia dar o jogo para o adversário.
E quando a TES tentou puxar o gatilho, o que vimos foi justamente uma perseguição longa demais atrás de Bin para a equipe tentar conseguir o dragão, mas Karsa foi muito mal e acabou abatido. Na sequência A Suning pegou mais abates, a alma do oceano e o barão.
Com o bônus, a equipe invadiu a base adversária e garantiu o 2×1.

Jogo 4: Vitória da Suning
SN: Leona – Ezreal – Akali – Jarvan IV – Jax
TES: Tahn Kench – Ashe – Orianna – Graves – Ornn
MVP da partida: Angel – Akali (8/1/8)

Com 3 minutos de partida já tivemos confusão na bot lane, com gank, resposta, teleportes, e 3 abates para Suning e apenas 1 para a TES.
Apesar disso, a prioridade do bot era da Top Esports, dando o espaço que Karsa precisava para fazer tanto o primeiro dragão, como posteriormente o segundo.
As equipes criavam boas jogadas pelo mapa, conseguindo alguns abates, assim como se defendiam bem evitando outros.
As primeiras torres do jogo ficaram com a equipe da Suning, que derrubou tanto a T1 do mid quanto do bot quase que simultaneamente.
Enquanto a TES dominava os dragões, a SN ficava com as torres. E dessa forma, o dragão da alma nasceu com a equipe da TES tendo poucas torres para lhe dar cover perto do covil do dragão.
Quando a luta explodiu, de forma completamente bagunçada, Angel e Bin apareceram muito bem, garantindo um Ace e o dragão para a Suning e perdendo apenas dois jogadores.
A equipe da TES não gostou do que viu e decidiu revidar pouco tempo depois conseguindo um pick off em Huanfeng e tentando emendar o barão. Com o sacrifício de Swordart, a Suning conseguiu parar o objetivo e impedir a chance de reação dos adversários.
Com um novo dragão de alma nascendo, as equipes lutaram mais uma vez, e mais uma vez a Suning saiu vencedora da team fight, garantindo seu segundo dragão no jogo. As lutas sempre tinham um roteiro, o Jarvan escolhia um alvo para prender, e a Akali e Jax explodiam o alvo escolhido.
Com a vantagem a Suning partiu para o barão. A equipe da TES tentou descontar e conseguir algo, mas tudo que tiveram foi um abate em cima de SwordArt.
A equipe da TES mandava seus 5 jogadores para tentar conseguir pick offs, e nesse processo deixava sua base livre para o resto do time da SN pegar torres e inibidores.
Com o nascimento do dragão que poderia ser a alma para ambas as equipes, uma nova luta explodiu, e com Knight errando mais uma onda de choque, a Suning garantiu o Ace perdendo apenas um membro, vencendo a série e se classificando pra final.

O Worlds volta agora no dia 31 de Outubro às 7h00 para a grande final entre DAMWON Gaming e Suning.

Continue Reading

Call of Duty

Opinião: Meu presente de aniversário para o Modern Warfare

Jogo completa um ano de seu lançamento oficial neste domingo (25).

Kezia KA

Published

on

A disrupção de Call of Duty Modern Warfare chegou ao meu conhecimento em dezembro de 2019 quando teve seu anúncio veiculado em Call of Duty: Mobile, jogo no qual eu estava ligeiramente viciada. 

Call of Duty: Mobile tinha sido lançado um pouco mais cedo naquele outubro e eu havia jogado desde a beta. O porquê? Porque eu achei o jogo bonito e além do mais ele era extremamente prático, com modos rápidos, desafios divertidos e recompensas valiosas.

Os gráficos e a engine estavam a frente do que se tinha no mercado na época e eu, que sempre gostei de jogos bonitos, me vi ansiosa com o próximo passo. Apesar das imensas atualizações na temporada 2, faltava algo ao meu ver. E esse algo chegou em dezembro daquele ano, dentro do CoDM quando vi o anúncio da temporada 1 de Call of Duty: Modern Warfare. 

Meu principal problema com o jogo mobile era o modo Battle Royale. De acordo com as minhas expectativas, não haviam grandes atualizações ou melhorias, e eu acabava jogando o mesmo estilo de jogo sempre. Call of Duty: Mobile apenas ganhou um novo mapa de BR na sua temporada 11, com a chegada de Alcatraz. Antes disso, apenas a expansão do mapa clássico Isolated com novas áreas.

Meu marido, que sofria do mesmo vazio, havia compartilhado um um rumor que o Modern Warfare poderia ganhar um Battle Royale no futuro, e isso foi o fator decisivo para comprarmos o título.

Hoje, com o lançamento do Call of Duty: Black Ops Cold War – jogo que participei da Alpha e Beta –  consigo ver claramente o que me encantou no Call of Duty: Modern Warfare e me faz sentir saudades da sua era, mesmo antes dela acabar.

Gráficos e Engine: Apesar de ter conhecido a franquia em 2013, Call of Duty nunca fez meus olhos brilharem. No MW, o visual das partidas, em adição aos elementos de movimento da engine, fazem parecer que aquilo acabou de ser transmitido via gopro no capacete de algum agente especial que vemos em filmes. É realista. É moderno. É o que o jogo se propôs a fazer: Uma guerra moderna.

Transações: Apesar de ser um jogo pago, o Modern Warfare tinha transações mais justas, ao meu ver,  em comparação ao jogo mobile da franquia. Sei que não é algo passível de uma comparação detalhada, mas como consumidora, senti meu dinheiro sendo mais valorizado dentro do MW, com bundles e o sistema de passe de batalha.

Impossível falar de Modern Warfare e não falar de Warzone, o battle royale grátis da franquia. Uma inovação no mercado, com suas armaduras, gulag, loadouts, sistema de compra e contratos. Warzone não achou um lugar dentro do mercado de BRs, ele criou seu lugar, que rapidamente foi consolidado por uma base de players que só cresce, são mais de 75 milhões hoje.

O que eu quero dizer é que, mais do que um jogo com gráficos bonitos, Call of Duty Modern Warfare foi a porta de entrada para toda uma nova geração de jogadores, que me inclui. Eu e vários tantos outros velhos amigos e novos amigos feitos por causa do jogo. E sim, apesar do Warzone ter números incríveis, o Modern Warfare tem seu mérito, pois:

  • Ele foi o multiplayer de Call of Duty mais jogado nos primeiros 50 dias desde o lançamento em seis anos;
  • Em Novembro de 2019, Modern Warfare se tornou o jogo mais vendido de 2019 nos EUA;
  • Ainda em novembro de 2019, alcançou $ 1 bilhão na venda por distribuidores em todo o mundo;
  • 500 milhões de horas de multiplayer jogadas nos primeiros 50 dias.

Modern Warfare não é perfeito, mas foi o respiro de modernidade – não apenas no nome –  que a franquia estava precisando em um mercado que está fervendo, principalmente em 2020. Vemos que os títulos que não conseguem se reinventar ficam limitados a sua base fiel de jogadores, o que não é ruim, é uma forma de conduzir as coisas, mas é algo que a maioria das empresas não quer. Afinal de contas, existe todo um interesse financeiro para que o jogo alcance um mercado mais abrangente. 

Modern Warfare é um jogo plural, que pode não agradar totalmente sua fanbase, mas que te recompensa com a progressão e evolução. Eu comecei a jogar sem conseguir chamar um personal radar por meses e hoje, não pego nukes, mas fico muito feliz quando consigo alcançar uma série de pontuação para o joggournout. Essa história se repete com outras tantas pessoas que começaram a jogar Call of Duty a partir de 2020. Não pode ser a toa que o projeto de um Battle Royale grátis tenha sido lançado durante a vida útil  deste título. 

As vezes é difícil analisar tudo isso sob um aspecto de quem começou a acompanhar a franquia apenas em 2019, sem as referências dos outros títulos, e é exatamente este meu presente ao Modern Warfare, a minha história.

Como comunicadora, acredito que o feedback é algo extremamente importante para uma relação saudável e é isso que eu tenho a oferecer em retorno às várias horas de entretenimento no Modern Warfare: A história da minha jornada do consumidor

Feliz aniversário, MW. 

Parabéns pelo ótimo ano e vida longa ao Warzone.

Continue Reading

e-Sports

LoL | Bjergsen anuncia aposentadoria

Bjergsen, após 9 anos de carreira e 7 anos de TSM, se aposenta como jogador e vira técnico da equipe.

Avatar

Published

on

Bjergsen

Bjergsen, um dos principais jogadores do cenários internacional de LoL e da história da Team SoloMid, anuncia neste sábado (24), sua aposentadoria após 9 anos de carreira.

É isso mesmo que você leu. A partir do ano que vem, o “Bjerfeson” não pisará mais competitivamente em summoner ‘s rift. Pelo menos não como jogador profissional. Agora, o ex-jogador assume a função de técnico principal da equipe.

O anúncio foi feito em um vídeo de 4:41 de duração, no qual o jogador conta um pouco sobre sua história no jogo e o que esses anos de carreira significaram para ele.

O jogador comenta sobre ser muito grato a tudo que o League of Legends proporcionou a ele, e que quando começou a jogar era um garoto depressivo, e que o jogo era um escape das coisas difíceis pelas quais estava passando na escola, e que a pessoa que se tornou hoje é graças a esse emprego.

Bjergsen ainda comenta que essa era uma decisão na qual ele já estava pensando há muito tempo, principalmente ao longo desse ano, e que não estava relacionada com o desempenho da equipe no mundial, no qual a TSM se despediu sem conseguir vitórias.

Ao longo do vídeo, ele comenta que sendo um jogador em posição de liderança, ele já fazia o trabalho similar ao de um técnico enquanto jogava, então esse já era um projeto paralelo que ele tinha, e que não é como se ele tivesse se aposentado, e sim mudado de posição dentro da equipe.

Bjergsen começou sua carreira na Europa em 2012 na equipe do Western Wolves, equipe pela qual ficou apenas 1 mês e 18 dias antes de ir para a Team-LDLC, time que ficou por tempo similar. Após isso, o jogador foi para a Copenhagen Wolves, ficando por cerca de 6 meses e 13 dias. Por fim, antes de encerrar sua passagem na Europa, o jogador foi para a Ninja in Pyjamas, time pelo qual ficou por mais 5 meses e 11 dias.

O jogador então foi para o NA disputar a LCS e jogar pela Team SoloMid, passando a ser jogador da equipe em Novembro de 2013, se tornando então O Bjergsen da TSM, conquistando 6 títulos da LCS, participando 5 vezes do Worlds e 2 vezes do Mid Season Invitational.

Bjergsen, após 9 anos de carreira e 7 anos de Team SoloMid, se aposenta como jogador e vira técnico da equipe.

Continue Reading

Parceiros Editorias