O roteirista Jonathan Hickman revelou um pouco sobre o novo status quo dos X-Men na primeira edição de Powers of X, uma série quinzenal que alterna com House of X . Um dos maiores detalhes é o destino final de um grande vilão do X-Men conhecido como Sinistro.
Spoilers de Powers of X # 1.
Powers of X # 1 mostra-nos várias linhas do tempo diferentes na história dos X-Men, e em várias paradas ao longo do caminho, aprendemos que Sinistro estava fortemente envolvido. Isso incluiu um período de tempo em que a liderança Mutante aprovou um “Programa de Criação Mutante” dirigido por Sinistro, e isso resultou na criação de “Hounds“, mutantes que foram “cruzados” por causa de suas características e habilidades poderosas.
Existem dois grupos que se formaram como resultado desse extenso trabalho de Sinistro. A Quimera que juntou o DNA de vários mutantes sendo eles os mais agressivos, usados para defender Krokoa, e os Cardinals que por outro lado, tinham características mais passivas, mas não menos úteis, e por isso eram usados tipicamente em papéis secretos ou de apoio, enquanto os Quimera faziam a maior parte dos combates.
Dito isto, durante a quarta geração de seus experimentos descobriu-se que Sinistro havia sabotado seu próprio trabalho, resultando na quarta geração de Quimera contendo uma mente corrupta que ativou mutantes e matou 40% deles. Isso levaria à queda de Krokoa e à destruição dos locais de reprodução utilizados por Sinistro que então desertaria.
Infelizmente, essa seria sua traição final, como Hickman revela em Powers of X # 1 que Sinistro foi traído também, escrevendo “Sinistro foi publicamente executado pela Man-Machine Supremacy após desertar”.
Sinistro foi morto ou pelo menos julgado morto, mas sempre encontra um caminho de volta. Se este é o verdadeiro Sinistro ou não, ainda não podemos dizer, mas quem quer que seja, ele evidentemente têm uma data de validade.