Após a aquisição da ZeniMax Media – proprietária da Bethesda – pela Microsoft, muitos se perguntaram se isso faria com que todos os jogos da empresa seriam exclusivos para Xbox. No entanto, isso pode não ser necessariamente uma verdade absoluta, trazendo estes títulos com uma ‘exclusividade temporária’.
Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, comentou recentemente que não precisaria do Playstation para recuperar o investimento da compra, porém afirmou que não gostaria de privar os fãs da Bethesda de jogar seus jogos, cada caso seria estudado separadamente.
Já Todd Howard, um dos diretores criativos da Bethesda, disse em entrevista que não imagina games como The Elder Scrolls sendo exclusivos para Xbox, porém ele ainda não sentou com a cúpula da Microsoft para discutir esses pontos.
Em uma conferência, Tim Stuart – chefe do setor financeiro da Microsoft – falou que alguns lançamentos possam ser exclusivos temporariamente ou ter funções exclusivas para quem jogar em um Xbox Series X ou Series S.
“A longo prazo não temos intenções de remover todo o conteúdo Bethesda da Sony ou Nintendo,” disse Stuart.
“Mas o que desejamos é que esse conteúdo seja exclusivo temporário ou tenha uma experiência diferenciada, em nossos consoles. Vamos fazer que o conteúdo da Bethesda seja o melhor possível nas nossas plataformas.”
Ele também falou que conteúdos da Bethesda estarão essencialmente no Xbox Game Pass, pois eles pretendem continuar focando no serviço para trazer mais inscritos e expandir mais esse serviço.