Durante muitos anos, os fãs de consoles exigiam que seus jogos fossem exclusivos para suas próprias plataformas – e durante muito tempo isso reinou, mas parece que, pelo menos no Xbox, esta política está com os dias contados.
Segundo o chefão do Microsoft Gaming, o executivo Phil Spencer, os jogos da empresa – até o momento exclusivos – podem ir sim para consoles concorrentes como Nintendo e Playstation, incluindo os de franquia consagradas, como Halo e Gears of War.
“Não identifico linhas vermelhas em nosso portfólio que indiquem ‘não faça isso'”, afirmou Spencer em entrevista recente ao site de notícias Bloomberg, ressaltando que ainda é prematuro debater os planos da Microsoft para o próximo Halo, que atualmente está sendo desenvolvido no Unreal Engine 5.
Seguindo esse movimento, o Xbox já lançou títulos como Pentiment, Hi-Fi Rush, Grounded e Sea of Thiefs no PlayStation 5 e Nintendo Switch no início deste ano com sucesso, tendo mais de 1 milhão em unidades nos consoles concorrentes.
Indiana Jones e o Grande Círculo, game produzido pela Bethesda e que sai este ano, vai também ser lançado para Playstation 5 em algum momento em 2025, sendo o jogo um dos grandes lançamentos do ano para o console da Microsoft.