O novo PC portátil brasileiro promete muito e, à primeira vista, cumpre sua proposta.
Aqueles que foram na gamescom latam e passaram no estande da TecToy puderam testar o Zeenix, novo computador portátil da marca. Foi possível pegar o produto em mãos e jogar com ele por alguns minutos. Alguns jogos diferentes estavam disponíveis, mas nenhum AAA que exigia muito do hardware para testar seu desempenho.
O Zeenix será lançado ao público em duas versões: a Lite e a Pro. Ambas são idênticas visualmente, contam com uma tela touch de 6 polegadas e analógicos com leds personalizáveis. Rodarão Windows 11 com acesso à Steam, Epic e demais lojas de jogos. A diferença entre os dois é apenas de capacidade de hardware, com o modelo Pro sendo uma versão mais robusta que promete rodar até jogos AAA.
A primeira impressão do Zeenix é seu tamanho. Ele é de fato pequeno, o que não é negativo já que portabilidade é a proposta do produto. Cabe facilmente numa mochila sem ocupar muito espaço nem pesar demais.
O encaixe na mão é confortável, todos os botões ficam numa distância agradável dos dedos, os gatilhos superiores e traseiros são bem responsivos, os analógicos tem uma boa resistência e o touch da tela é fluido. Quando peguei nos consoles nenhum deles estava quente, apesar de estarem ligados a horas durante a feira. Peso e temperatura não parecem ser problemas para jogatinas longas. Já a duração da bateria não sei informar, visto que estavam todos permanentemente na tomada.
Além do formato portátil também é possível conectar o Zeenix a um monitor e utilizá-lo como controle ou conectar monitor, mouse e teclado e deixá-lo apenas como computador.
Gostaria de ter visto algum Zeenix sendo utilizado em potência máxima, rodando um AAA ou algo similar. Isso vai ficar para outra oportunidade com o console.