Connect with us

#OMG

Biografia não autorizada conta trajetória de Banksy

LOJA DC 4

Surgiu um vídeo que mostra a região da Faixa de Gaza como um novo “destino turístico” e que tem causado muita polêmica na internet. O vídeo de quase dois minutos divulgado no Youtube mostra a miséria de uma região degradada onde o artista usa escombros e ruínas para divulgar seu trabalho na cidade (Saiba mais aqui). Banksy é conhecido no mundo todo pela sua arte rabiscada nas paredes onde ele faz diversas  críticas a sociedade e é reconhecido como um dos artistas mais influentes da cena Street Art. Porém, apesar disso, muito pouco se sabe sobre ele. Para tentar desvendar um pouco mais sobre esse artista misterioso, a Editora Nossa Cultura traz ao Brasil a biografia não-autorizada do jornalista Will Ellsworth-Jones, que não pretende desmascará-lo e sim reunir peças e trabalhos ao longo de 10 anos para mostrar como a sua arte vista por muitos como vandalismo, se tornou uma espécie de tesouro e uma espécie de novo movimento na arte. Para escrever o livro “Banksy – Por trás das paredes”, que é um relato completo sobre a carreira de Banksy, o autor conversou com conhecidos e também alguns adversários grafiteiros do artista. “Ele é o fora da lei que foi arrastado, relutante, mas reiteradamente, cada vez mais em direção ao sistema da arte. Ele é o artista que zombou tanto dos museus quanto das galerias de arte”, descreve o autor.

Banksy_livro

Capa/Divulgação

O artista que faz da rua sua galeria já foi selecionado para a lista das 100 pessoas mais influentes do planeta, organizada pela revista Times, em 2010, ao lado de pessoas como o atual presidente dos Estados Unidos Barack Obama, o empresário Steve Jobs e a cantora Lady Gaga. Seu documentário Exit Through the Gift Shop [Saída Pela Loja de Presentes] foi indicado ao Oscar e é provavelmente o anônimo mais conhecido da atualidade e se depender do autor de sua primeira biografia, vai continuar assim. Durante as entrevistas com pessoas que o conhecem, o autor afirmou a todo momento que não solicitaria nenhuma revelação sobre a identidade real do artista, que, segundo o jornal inglês The Observer, “faz questão de manter e preservar seu próprio mito”. A obra traz também os trabalhos mais polêmicos do artista, algumas delas fazem parte do caderno de fotos do livro de grafites e exposições como a “Turf War”, que provocou reações diversas de defensores dos direitos dos animais e mais exposição ainda para Banksy que em busca de reconhecimento levou sua arte as ruas para que pessoas comuns e que nunca foram a um museu pudessem assim apreciar as suas imagens e críticas através de jornais, televisão ou internet e assim conseguiu ser reconhecido internacionalmente. Confira alguns dos seus trabalhos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre o autor: Will Ellsworth-Jones foi repórter-chefe e correspondente em Nova Iorque do jornal The Sunday Times, além de ter trabalhado como editor nas revistas Telegraph, Independent e Saga. Seu livro de estreia foi uma pesquisa histórica sobre aqueles que se opuseram conscientemente à Primeira Guerra Mundial, We Will Not Figh [Não lutaremos – não lançado no Brasil]. Vive em Londres.

Ficha Técnica

Editora Nossa Cultura

ISNB: 978-85-8066-122-4

Páginas: 325

Formato: 16×21

Preço: R$ 45,00

LOJA DC 4

Futura jornalista e escritora de gaveta que usa seus textos para fugir um pouco desse mundo louco. Música, cultura, cinema e relacionamentos. Quer saber mais? Segue no twitter @cacaurocks