O escritor J.D Barker enviou um e-mail um pouco assustador para seus parceiros de divulgação, no qual dava algumas ideias para a promoção do seu novo livro.
A polêmica surgiu com um e-mail enviado em 23 de janeiro pela empresa de relações públicas BestOfBookTok, e assinado por “Julia”. O e-mail elogiava o próximo “thriller sombrio sexualmente carregado” de Barker, Behind a Closed Door (Atrás de uma porta fechada em português), que será publicado pela Hampton Creek Press em 13 de maio. Barker, mencionou o e-mail, também é um dos fundadores da BestOfBookTok.
A mensagem anunciava uma oportunidade feita por J.D Barker: os BookToks poderiam divulgar o livro e receber uma remuneração proporcional ao número de visualizações do vídeo. Por exemplo, influenciadores com entre 3.000 e 5.000 seguidores receberiam US$ 100, enquanto aqueles com 150.001 e 200.000 receberiam US$ 1.200.
As postagens promocionais deveriam conter a imagem da capa do livro e hashtags específicas, mas os influenciadores tinham liberdade para “usar a criatividade” e destacar que “este livro é PICANTE!”
O que se seguiu foram “algumas ideias de vídeo”, que o e-mail alegava estar “atualmente em andamento por outros influenciadores”.
Eles incluíram um vídeo com “uma câmera panorâmica para cima ou para baixo do corpo usando apenas o livro para encobrir suas partes intimas” e um vídeo sobre “o lugar mais tabu que você já fez sexo”.
O autor foi alegramente criticado, com influencers alegando que era um comportamento predatório por parte da editora e da escritor. A agente Alec Shane, da Writers House também criticou a atitude e dispensou a agenciado. O autor pediu desculpas.