Connect with us

Colunistas

Eu sou Carol Crespo e dublo a Shuri de Pantera Negra

LOJA DC 4

Senta que vem textão, mas não será dando ibope a ódio! E sim dando muito ibope ao AMOR!

Sou mulher, mãe, profissional e brasileira. Digo isso com a certeza de englobar junto a mim milhares de pessoas.

Eu honro minha família! Meus ancestrais. Aprendi isso desde sempre e deixo isso como uma legado para as minhas próximas gerações. Minha família têm homens e mulheres fortíssimos e cheios de hombridade e caráter.

Podemos começar lembrando que o Brasil é indígena (vermelho). E sim, negro, branco e amarelo. TODOS nós que aqui nascemos somos formados por essas belíssimas cores. Partindo desse princípio, quinhentos anos depois dessa aquarela, ninguém aqui deveria se sentir puro de raça. Até porque já vimos o quanto “se fazer puro de raça” culminou crimes e grandes extermínios pelo mundo.

Estudei a maior parte da vida em escola pública e todas as cores estavam presentes lá. Tenho grandes amigos que moram em comunidades e não só isso! Quem mora no Rio de Janeiro praticamente mora dentro da comunidade (mesmo que não more lá) independente onde for sua morada… E todas as cores sempre estão e estarão presentes! Eu amo essa presença de cores!

Minha família tem muitas cores e todas elas são lindas! E antes de rotula-las lutamos pelos irmãos. Simplesmente por sermos semelhantes! Sermos irmãos! Mesmo sem sermos do mesmo sangue.

O amor não tem cor, a voz não tem cor e a cor não define o talento nem garra!

No momento que formos irmãos de fato e lutarmos em prol do amor independente da cor, da etnia, da opção sexual e da religião seremos muito mais unidos e leais! Seremos muito mais felizes!

Vamos sim falar em representatividade! Claro! Mas vamos falar da representatividade enquanto seres humanos! Vamos falar de amor! Vamos falar de luta! Mas vamos falar em nomes de todos os nossos irmãos! Tem pessoas de todas as cores nesse Brasil imenso precisando de tudo! Tem pessoas em todo o mundo precisando!

Marvel Studios BLACK PANTHER
Shuri (Letitia Wright)
Credit: Kwaku Alston/©Marvel Studios 2018

Eu honro você que esta lendo essa publicação. Espero que você honre a mim. Só espero que jamais invada minha casa (ou minhas redes sociais ou meu nome) desmerecendo minha competência.

Quanto ao filme, não percam a grande oportunidade de perceberem tudo que foi dito por mim até agora! Tudo está lá!

Não percam a grande oportunidade de mergulharem em Wakanda! Percebam a qualidade técnica dos efeitos, do roteiro e do figurino! Se deliciem com as interpretações magníficas dos atores!

Só mais um ponto pra agregar sobre o Pantera Negra: Eu amo HQs e pra quem não sabe, Stan Lee e Jack Kirb fizeram esse incrível super herói num momento que a segregação racial gritava no mundo! E eles são brancos! Fizeram a Shuri que é a personagem que eu dublo sendo uma negra inteligentíssima e todo o povo de Wakanda rico em conhecimento e tecnologia. Então, pra que chegarmos agora em pleno 2018 com discurso de segregação e racismo novamente? Mesmo que com os dubladores? Racismo é o preconceito em cima de uma raça independentemente de qual seja! Vamos amar e honrar, apenas!

Quanto a dublagem, refiz alguns pontos junto ao texto magnifico do Planeta da Dublagem e me coloco a disposição pra que nenhum movimento contra minha amada profissão que leva tanta informação, cultura e amor a tantos cidadãos analfabetos, deficientes, crianças, idosos, além daqueles que por pura opção prezam por mais essa vertente da arte. É claro que o filme fala sobre a representatividade NEGRA, com atores negros e que muitos esperavam isso na dublagem, mas escolhas na dublagem são feitas pela voz e não pela aparência!

Não existem dubladores negros, para dublar os personagens de Pantera Negra?”
Resposta: Claro que existem, porque vivemos no Brasil, um país de verdadeira mistura de negros, índios e brancos. Muitos fizeram TESTE sim, pensando nessa questão da representatividade, porém mais uma vez voltamos a questão da voz combinar com o personagem.

Porque eles não dublaram?
Resposta: Não foi por questões raciais, falta de talento, nada disso… Foi uma escolha profissional, pela voz, porque falamos de dubladores e não dublês!

Temos negros no elenco de dublagem “Pantera Negra”?
Resposta: Temos sim, Carol Crespo, Marcos Souza e Pierre Bittencourt.

E ainda tem outra questão! A questão de seguir os bonecos! O que seria isso????
Resposta: Respeitar o dublador/dubladora que ja dublou o ator/atriz em outras produções. Exatamente pra respeitar os fãs da arte.

Já parou para pensar?
* Jorge Lucas é negro e dubla vários atores brancos – Ben Affleck, Mark Ruffalo, Vin Diesel, Johnny Depp…
* Carol Crespo é negra e dubla várias atrizes brancas – Cara Delevigne, Emilia Clarke…
* Marcos Souza – que dubla o Channing Tatum”

É uma honra fazer parte desse elenco de dublagem! Sou grata por ter amigos tão queridos e talentosos!!!!

LOJA DC 4
Comments