Connect with us
LOJA DC 4

Que a Valve é uma empresa revolucionária dentro do mundo dos games todo mundo sabe. Que ela aparentemente não sabe contar até três, também. Entretanto, na última atualização de Dota 2, três pastas minimamente peculiares vazaram e têm começado a causar alvoroço entre a comunidade gamer: denominadas “hl3.txt”, “rpg.txt” e “ai_basenpc.txt”, as pastas trazem textos de suporte para uma ferramenta de desenvolvimento, e se referem ao comportamento de NPC’s e grupos (squads que você controla ou apenas auxiliares), veículos e quests. E, a tomar pelo nome da pasta e pela expectativa dos jogadores, especula-se que estes arquivos estejam relacionados ao desenvolvimento de um tão aguardado novo jogo da franquia Half Life.

Sites como Gamespot e PC Gamer e a comunidade do reddit fizeram o download destas pastas e revelaram parte dos textos contidos nelas, levantando a discussão sobre sua natureza. O conteúdo na íntegra pode também ser acessado pelo GitHub, espécie de “rede social” onde é possível hospedar códigos e projetos e que utiliza o Git como sistema de controle de versão. Alguns exemplos de linhas encontradas em meio à programação:

                     string m_Id = “Attribute.npc_hunter_invincible.squadname”

                    string m_Help Text = “NPC’s que estão no mesmo grupo (por exemplo: possuem nomes de grupo correspondentes) compartilharão informações sobre inimigos, e se revezarão em turnos atacando e dando cobertura uns aos outros”

                      string m_Id = “Attribute.npc_quest_citizen.denycommandconcept”

                     string m_Help Text = “Se você quiser que os cidadãos formem grupo com o jogador mas não obedeçam aos comandos que o jogador dá para movimentar o grupo, coloque um conceito/ideia [creio que se refira a um conjunto de frases pré-montadas] aqui e o cidadão irá falar o conceito/ideia ao invés de obedecer à ordem”

 A dúvida que fica é: este suposto “vazamento” foi intencional ou não? Afinal, seria uma estratégia verdadeiramente peculiar utilizar uma “rede social” tão específica quanto o GitHub como ferramenta de marketing. Além disso, a Valve utiliza internamente Perforce como sistema de controle de versão ao invés de Git. De todo modo, existe motivo para os fãs da franquia estarem em polvorosa. Como dito, a Valve prima pela inovação em seus jogos, e a história de Half Life acompanha esta escalada: os jogos da série têm sido lançados sempre após a empresa lançar um port para novas engines, como a famosa Source de 2004, seguida pelo lançamento de Half Life 2 seis meses depois. Em Novembro de 2015, completarão seis meses desde que a port para a engine Source2 foi lançada para Dota 2, e temos agora estes rumores levantando a possibilidade de Half Life 3 estar em desenvolvimento.

Oh, Gordon Freeman… Será que estamos próximos de um novo reencontro com os fãs? “Eu quero acreditar!”

LOJA DC 4
Comments