Connect with us

Livros

O Jogo da Morte, da autora Ursula Poxnanski, é o tipo de livro que te faz mudar de ideia

LOJA DC 4

Sabe aqueles livros que você começa gostando, e termina amando? O Jogo da Morte da escritora alemã Ursula Poxnanski é um forte candidato pra entrar na sua lista. Um livro leve e que aparentemente não vai  agregar em nada na sua vida, acaba por se transformar em algo que te faz pensar. Seus vícios te fazem mal? Porque neste livro, o jogo que anda rondando na escola faz.

Nick Dunmore é um garoto simples que adora jogar basquete e tem uma boa relação com seus amigos de time, mas que percebe uma movimentação estranha ao redor de um CD que anda sendo distribuído com muita cautela e máxima discrição.A curiosidade ganha e Nick acaba conseguindo o CD, e descobre algo muito estranho. Um jogo que parece saber demais da vida de quem joga. Erebos.

Com uma narrativa progressiva que chega a um ritmo alucinante do meio pro fim, você se vê profundamente ligado à história que começa a envolver um mistério muito maior do que “como o jogo sabe o que eu penso?”, incluindo muito do mundo dos jogos, de crimes, do metrô da cidade de Londres e até mesmo da Mitologia Grega.

A frase na contra-capa do livro, “Antes você controlava o jogo. Agora, ele controla você” não poderia fazer mais sentido. Durante todo o livro você mergulha dentro do mundo de Erebos e, conforme Nick avança, o leitor começa a se questionar se iria tão longe por um jogo, principalmente quando as missões na vida real começam.Quem está por trás de cada personagem? Quem programa tudo isso? E, principalmente, até onde você iria pelo jogo? Um trecho pequeno do livro, que te faz entender perfeitamente onde ele quer chegar, vem ao fim de um dos capítulos, fora da história em uma das pequenas partes em que a autora te obriga a pensar, e ela diz:

“O que é que ela pode fazer, a realidade? Tornar-nos famintos, sedentos, insatisfeitos. Ela causa dor, transmite doenças, obedece a leis ridículas. Porém, principalmente, ela é finita. Sempre leva à morte”.

O que conta e tem força são outras coisas: ideias, paixões, até mesmo loucura. Tudo que se subleva contra a razão(…).

O Jogo da Morte de Ursula Poznanski é um livro da editora Galera que ganhou o premio do Youth Literatyre Award, e que vai agradar tanto ao público gamer que veio pela história do jogo, quanto ao publico normal que veio pela distração. Divirta-se. Você só tem uma chance de jogar o Erebos. Não conte a ninguém sobre isso. Ou conte. Por sua conta e risco.

LOJA DC 4
Comments