Connect with us

Livros

RESENHA | Extraordinário livro da autora R. J. Palacio

Rachel Guarino

Published

on

LOJA DC 4

“Você é mesmo extraordinário, Auggie. Você é extraordinário” E com essa fala do livro da autora R. J. Palacio que transporto o meu sentimento para com esse livro.

Da editora Intrínseca, o livro conta a história de August Pullman, mais conhecido como Auggie, que possui uma síndrome genética rara que lhe proporcionou um rosto um pouco diferente do que se está acostumado a ver num rosto de uma criança. Por essa razão, ele nunca frequentou uma escola, até agora. Aos 10 anos, Auggie tem a missão de provar aos seus colegas que é um garoto como qualquer outro, apesar do rosto diferente.

A autora foi bem detalhista ao escrever o livro, que é todo escrito em primeira pessoa, porém, com visões diferentes. Isso que é interessante, não tem só a visão do Auggie, personagem principal, tem a visão do melhor amigo, da irmã, do namorado da irmã, da melhor amiga da irmã, da melhor amiga do Auggie e assim vai. Todos descrevem seu lado da história, o que traz mais dinamismo, pois você não fica preso a apenas uma versão dos fatos, você escuta todos os envolvidos e analisa perspectivas diferentes.

Além disso, a leitura flui muito bem. Os capítulos são bem curtinhos e os nomes são sempre ligados a uma palavra, uma frase, um local ou alguma emoção citada naquele capítulo em questão, e você sente o que cada personagem está sentindo. Um livro puro sem muita maldade, mas que não é feito apenas para as crianças, e sim, para um público de todas as idades, pois aborda o tema do bullying e como isso, infelizmente, ainda é presente em muitas escolas.

Os personagens são outro ponto forte. Todos têm personalidades muito bem definidas, principalmente o Auggie, que não se faz de vítima e, por maiores que sejam as dificuldades, mostra um lado cômico com sua situação, mesmo sabendo do que os outros falam a seu respeito. Claro, há momentos que ele desaba, mas nada que dure muito ou que ele não consiga dar a volta por cima páginas a frente.

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo”.

A mãe e o pai fazem de tudo para que nada de ruim aconteça a seu pequeno, sempre muito protetores e amorosos; a irmã, mesmo passando pela fase da adolescência, mostra todo seu amor pelo irmão caçula; e os amigos que o Auggie faz, por mais dificuldades que passem, se mostram leais à sua amizade.

Porém, duas coisas me incomodaram um pouco, mas nada que atrapalhasse a leitura. A primeira foi a parte da visão do Justin, namorado da Olivia, irmã de Auggie, que não tem uma palavra com a primeira letra em maiúscula, nem quando se tratava do nome de alguém. Talvez isso se refira à personalidade do personagem, contudo, me incomodou. A segunda que, os capítulos terminavam de forma muito brusca, mas conforme ia passando a leitura, acabei me acostumando, no começo foi um pouco estranho.

No geral, é um livro incrível. Achava que ia ser mais um livro infantil, confesso, mas conforme ia passando as páginas fui me apegando a história e aos personagens, principalmente ao Auggie, que tive vontade de agarrar e proteger. Um livro que todos deveriam ler, pois é daquele tipo que te traz uma grande lição de vida, sem se tornar clichê. Com certeza emocionará qualquer pessoa que ousar a ler.

Disponível em: SARAIVA

LOJA DC 4
Comments