Parece que um dos maiores monopólios do mundo esta lutando contra outro grande monopólio.
Fortnite foi removido tanto da App Store e Google Play Store pela Apple e Android, respectivamente por quebrar os termos de uso destas lojas e com isso processou as duas empresas, pois a Epic deseja mudar a politica de taxação de transações destas duas empresas.
E agora o Facebook acabou de se juntar a Epic Games e critica a taxa imposta pela Apple na sua loja App Store por cada transação realizada dentro de um aplicativo baixado na plataforma. Em um comunicado oficial, a empresa de mídia social denunciou a Apple sobre suas políticas de compartilhamento de receitas dentro da App Store. Continuando essas críticas, o Facebook alegou que a estrutura de taxas da Apple não é apenas injusta, mas está incapacitando pequenas empresas durante uma luta global de pandemia e econômica.
O pano de fundo para esses comentários é o lançamento do Facebook de eventos pagos, que a empresa já implementou em 20 países diferentes. O recurso permite que as empresas cobrem aos usuários acesso a uma transmissão ao vivo. Como esperado, em dispositivos iOS, a Apple está pedindo 30% de todas as transações feitas. Além disso, não está deixando o Facebook processar os pagamentos por conta própria via Facebook Pay, que é o que o Google ofereceu, o que, por sua vez, permite que o Facebook evite a própria taxa de 30% do Google.
O grande problema do Facebook criticar essa modalidade é que ele mesmo é um grande monopólio, tendo afetado em diversos países diversas empresas após “roubar” as suas funcionalidades e implementar em suas próprias ferramentas sociais, foi assim com o SnapChat e Tik Tok, que ambas as suas respectivas funcionalidades foram implementadas no Instagram, se tornando um app cheio de funções.
O Facebook também é muito criticado por suas politicas em relação a fake news, mas diversos especialistas assumem que mesmo diante das criticas, o Facebook não será muito afetado pois as empresas dependem dele para anunciar para bilhões de pessoas no mundo.