O Walt Disney Studios escolheu o vencedor do Oscar, Barry Jenkins, para dirigir a sequência do estúdio para o sucesso de bilheteria de 2019, O Rei Leão. Jeff Nathanson, que fez o roteiro do primeiro filme, está de volta ao trabalho e completou um rascunho inicial do roteiro. Jenkins ganhou o Oscar por roteirizar o vencedor de Melhor Filme Moonlight e foi indicado pela adaptação de If Beale Street Could Talk (dirigiu os dois).
O filme continuará com a tecnologia foto-realista que o diretor Jon Favreau usou no filme de 2019 e no O Livro da Selva de 2016. Não há data de lançamento definida para O Rei Leão 2 ou para o início da produção, mas é compreensivelmente uma prioridade para a Disney, depois que o último filme arrecadou US $ 1,6 bilhão em todo o mundo.
https://twitter.com/BarryJenkins/status/1310973073353400320?s=20Eles estão mantendo o logline em segredo, mas é sabido que a história irá explorar ainda mais a mitologia dos personagens, incluindo a história de origem de Mufasa. Ambientado na planície africana com uma continuação da tradição musical que foi uma parte fundamental do clássico animado de 1994, o filme de 2019 e a transferência de palco do blockbuster da Broadway.
A data de lançamento ainda não foi definida. Este é o segundo projeto de filme de Jenkins na Disney, já que ele também planeja dirigir um filme biográfico do famoso coreógrafo Alvin Ailey para Searchlight.