o agente secreto com wagner moura

O Agente Secreto é escolhido como representante do Brasil no Oscar

O filme 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho, representará o Brasil no Oscar 2026. Saiba tudo sobre a produção estrelada por Wagner Moura e a disputa acirrada.

Ed Rezende
Ed Rezende
Produtor, escritor nas horas vagas, administrador, editor e fundador do site CDL.

O filme brasileiro “O Agente Secreto” foi o escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional, na 98ª edição da cerimônia.

- Anúncios -

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa enfrentou uma concorrência acirrada e superou produções como “Manas”, que era promovido por Fernanda Torres e Walter Salles, garantindo a vaga para o filme estrelado por Wagner Moura.

“O Agente Secreto” também conta em seu elenco com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho e Hermila Guedes. O filme foi produzido por Emilie Lesclaux, com coprodução de nomes como Nathanaël Karmitz, Elisha Karmitz e Fionnuala Jamison.

- Anúncios -
O Agente Secreto

A sinopse do filme diz: Brasil, 1977. Marcelo, um especialista em tecnologia de pouco mais de 40 anos, está em fuga. Ele chega ao Recife durante a semana do carnaval, na esperança de reencontrar o filho, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio pacífico que ele busca.

O Agente Secreto” estreou no Festival de Cinema de Cannes deste ano, onde ganhou os prêmios de Melhor Ator para Moura e Melhor Diretor para Mendonça Filho, já conhecido por seu longa “Bacurau“, que levou o Prêmio do Júri em 2018. Seu projeto mais recente havia sido o documentário “Retratos Fantasmas“, de 2023.

A Neon lançará o filme nos Estados Unidos, enquanto a Mubi detém os direitos de distribuição no Reino Unido, Irlanda, Índia e na América Latina, com exceção do Brasil. A escolha ocorre após o Brasil ter vencido o Oscar de Melhor Filme Internacional no ano passado com “Ainda Estou Aqui“, de Walter Salles. A decisão sobre o representante brasileiro na 98ª edição do Oscar foi um assunto debatido no país, mas “O Agente Secreto” despontava como favorito por suas duas vitórias em Cannes.

- Anúncios -

Em uma publicação no Instagram no domingo, Fernanda Torres, estrela de “Ainda Estou Aqui”, elogiou a qualidade dos filmes inscritos, afirmando com entusiasmo: “O cinema brasileiro renasce como uma fênix”. Citando “A Trilha Azul” e “Manas”, Torres declarou que sua preferência pessoal era “O Agente Secreto”.

O Agente Secreto ainda não tem uma data de estreia oficial no Brasil.