XBOX decidiu deixar de financiar o jogo de RPG desenvolvido pela IO Interactive, estúdio responsável pelo sucesso 007 First Light. A grande mudança interna faz parte de uma nova estratégia de mercado adotada pela marca para focar em suas maiores prioridades durante este ano fiscal.
Em um comunicado oficial, a desenvolvedora afirmou que o relacionamento com um parceiro externo em sua propriedade intelectual, Project Fantasy, chegou ao fim. Segundo a declaração, isso trará consequências de curto prazo relacionadas a decisões de pessoal e possíveis demissões no estúdio.

Apesar do encerramento da parceria com a XBOX, a IO Interactive segue comprometida com a obra. O estúdio destacou que o jogo é um mundo amado profundamente e que seguirá com o desenvolvimento de forma independente, garantindo que este universo incrível verá a luz do dia no futuro.
Uma matéria da Bloomberg revelou que o parceiro citado no encerramento da parceria é justamente a divisão de jogos da Microsoft. Um porta-voz da XBOX afirmou que a empresa está dando uma nova olhada sobre onde investe, focando recursos em projetos que são considerados prioridade.

A empresa reforçou que não está reduzindo o seu investimento geral no setor de games. A meta é investir aproximadamente o mesmo valor do ano passado, mas alterando os tipos de projetos apoiados. O jogo estava em produção há alguns anos, tendo começado ainda durante o período da pandemia.
Essa movimentação acontece enquanto a nova líder Asha Sharma revisa e reorganiza toda a companhia. A executiva assumiu o comando no começo deste ano e busca otimizar a estrutura da marca, alterando a trajetória de produções que estavam em desenvolvimento no ecossistema atual.








