dumbo ef

Crítica 2 – Dumbo

Thalita Heiderich
Thalita Heiderich
Carioca viciada em séries, filmes do drama ao terror gore. Rabiscadora de livros, nerd, míope e ouvinte de podcast com a cabeça na janela do ônibus....

Estamos numa nova era de Remakes e a dona Disney está apostando muitas de suas fichas nessa categoria. Atualizando clássicos, pra que a nova geração de expectadores também se apaixone pelo que nós, quando crianças, nos apaixonamos.

- Anúncios -

Primeira Critica Dumbo

Dumbo (2018) conta a história de um bebê elefante, nascido num circo viajante. Esse bebê tem uma característica que o distingue dos demais: Orelhas gigantes. Por causa das “orelhas de abano”, ele sofre bullying e é rejeitado pelos outros animais e funcionários do circo. Sua mãe (Mama Jumbo) acaba sendo presa e vendida, ao tentar defender o filho injustiçado.

- Anúncios -

O filme também conta a história de duas crianças, nascidas e criadas no circo. As crianças que recebem seu pai de volta da guerra, tentam recriar os vínculos com ele e viram amigos do elefantinho orelhudo.

Dumbo originalmente é um filme de 63 minutos, lançado em 1941. Sua resolução acaba não ensinando lição nenhuma e tem certas nuances preconceituosas (vamos lembrar que eram outros tempos). Apesar disso, contava com toda uma magia… amizade entre os bichinhos (que falavam) e tinha músicas muito legais. Contava também com uma cena em que o Dumbo ficava bêbado e alucinava com elefantes cor de rosa.

O que o Tim Burton fez com o filme foi relembrar a história original e dar a ela um final em que os “vilões” sofrem consequência. Ele transformou o filme em algo bem diferente do original, tirando o foco do Dumbo e passando para as crianças. 

- Anúncios -

Existem homenagens ao clássico, como as cegonhas voando por cima do trem antes do nascimento de Dumbo… elefantes cor de rosa em forma de balões de sabão e simples das músicas… mas fora isso, a história é bem diferente.

dumbo 1
FLYING HIGH – In Disney’s new live-action adventure “Dumbo,” a newborn elephant with giant ears discovers he can fly, and he’s destined to be a star, which may or may not be a good thing. Directed by Tim Burton, “Dumbo” flies into theaters on March 29, 2019.

A fotografia nem tem cara de Tim Burton, a não ser pelo túnel na abertura. Acaba sendo até um filme bem pé no chão, e olha que estamos falando de elefantes voadores. A Disney está de parabéns, quanto ao CGI dos animais… Baby Dumbo é a coisa mais linda de se ver, só faltou aquela lágrima gigante escorrendo dos olhos dele. A interação entre os humanos e eles fica um pouquinho desconexa, mas nada que atrapalhe a experiência.

No elenco, Danny DeVito, Colin Farrell, Eva Green e Michael Keaton. É a primeira vez que não coloco parênteses pra dizer filmes que atores fizeram, também né… quem não conhece esse elenco? Da apresentação ao encerramento, o filme é coeso, não tem nada de realmente inovador, tem boas atuações e cenas que encantam os olhos. Apenas me decepciona o fato de não ser grandioso, titio Tim não está numa boa fase pra cinema. Se não fosse o nome dele nos créditos, poderia ser outro diretor.

dumbo 2
NOTHIN’ BUT NET – When high-flying star Colette Marchant teams up with a baby elephant who can fly, their new act proves a little challenging. Starring Eva Green as Colette, Disney’s all-new, live-action adventure “Dumbo” opens in U.S. theaters on March 29, 2019…© 2019 Disney Enterprises, Inc. All Rights Reserved..

Uma menção aqui às crianças… as verdadeiras protagonistas do filme. Nico Parker (a filha que na verdade quer ser cientista) e Finley Hobbins. As atuações não tem nada de excepcional, mas a garota faz o papel de explicar pro público tudo o que era pra ficar subentendido… ou mesmo o que já estava óbvio. Confesso que isso me incomodou um pouco. Sim, é um filme para crianças, mas não precisa subestimar o entendimento do expectador. Fora isso, lindas crianças, muito fofas. Figurino fraco rs.

Dumbo é um filme gostoso de ver com amigos e família, vai te trazer nostalgia e vai vender muitas pelúcias de elefantes orelhudos (inclusive, quero). Também nos lembra que devemos aceitar nossas diferenças e que somos todos lindos e especiais.

Vale o seu ingresso, vai ser divertido, vai ser legal levar as crianças da família (siiiim, você também pode ir, criançona !!)

Deixe a Magia Disney te dominar.

Dumbo estréia 29 de março nos cinemas brasileiros. Assiste e diz pra gente o que achou!

Leave a review