E assim os X-Men estão prestes a serem arrastados, juntamente com os Vingadores, para o evento Empyre (Império, em tradução livre), sendo também o próximo conflito do Quarteto Fantástico.
O último crossover dos Vingadores da Marvel, no evento Empyre, é uma história de aliados improváveis, e inimigos ainda mais improváveis. A questão termina com um painel que estabelece muito bem estabelece um conflito entre os Vingadores, que se aliaram com os Cotati, e o Quarteto Fantástico, que aparentemente se aliou ao recém-unido Império Kree/Skrull.
Empyre: Vingadores #0 prepara o terreno para a chegada de algo no jardim Cotati, que está crescendo na Área Azul da Lua. Tal local, no entanto, implica em outro grande super time da Marvel Comics, os X-Men, o qual possui um enorme poder geopolítico na nação mutante de Krakoa.
A área Azul da Lua é um pequeno bolso na superfície que tem uma atmosfera semelhante a da Terra e, portanto, é capaz de sustentar vida. O local fez a sua primeira aparição em 1963, em “Quarteto Fantástico #13” de Stan Lee e Jack Kirby, sendo por um tempo, a casa do falecido Uatu, o Observador, bem como os Inumanos. Sem contar que foi o local de algumas das maiores batalhas da Marvel, como o fatídico capítulo final de Chris Claremont e “Saga da Fênix Negra”.
O desafio entre Kree e Cotati na Área Azul da Lua não só marca o início do Império Kree, mas também o início da guerra quase interminável entre os Kree e os Skrulls. Sem contar que os envolvidos presenciaram o massacre dos Cotati nas mãos dos Kree, depois que os jardineiros Cotati tinham sido anunciados como os vencedores.
Como se acreditava, os Cotati não foram dizimados, ao contrário, existiam escondidos e agora voltaram para mais uma vez começar a cultivar seu jardim na Área Azul da Lua. Em resposta a isso, os Kree e os Skrull se aliaram a um novo Império sob o chamado do “Rei do Espaço”, o ex-Jovem Vingador Hulkling. Agora, tais forças estão indo para a lua, visando terminar o trabalho de eliminar os Cotati e seu Messias Celestial, com o Quarteto Fantástico aparentemente ajudando-os em seus esforços.
Do jeito que está tal armada alienígena poderia ser facilmente percebida como uma ameaça pelos moradores próximos à área Azul da Lua, podendo exigir uma intervenção dos mutantes de Krakoa. Contudo, isso não significa necessariamente uma aliança entre os mutantes e os demais heróis da Marvel, já que seu relacionamento tem sido bem tenso desde a declaração do estado de Krakoa.
Por fim, uma invasão alienígena pode ser apenas o que faltava para trazer os Vingadores ou o Quarteto Fantástico e os X-Men juntos novamente, especialmente se eles precisarem reunir seus recursos para lutar contra um inimigo comum. Enquanto Empyre está se configurando para ser uma batalha incrível, é também um evento que pode impactar muito o status dos X-Men no que diz respeito aos outros heróis terrenos da Marvel.