Publicada em 2020 pela editora Sextante, O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo, escrito por Charlie Mackesy, concorre na categoria de Melhor Curta de Animação do Oscar e ganha edição de luxo nas livrarias.
O livro ganhou sua fama nas livrarias brasileiras e estrangeiras, levando seu título ao primeiro lugar no The New York Times, com mais de um milhão de exemplares vendidos, assim como esteve em segundo lugar na lista geral de mais comprados da PublishNews, aqui no Brasil.
A obra conta a história de um menino curioso, uma toupeira gananciosa, uma raposa cautelosa e um cavalo sábio, que estão passando por situações difíceis. Os personagens compartilham seus medos e suas descobertas, falando sobre amor, esperança, vulnerabilidade, amizade e bondade. A edição de luxo contém ilustrações do filme e já está disponível nas livrarias brasileiras.
O curta tem direção do próprio autor em parceria com Peter Bayton e o roteiro foi adaptado por Jon Crocker, também ao lado de Charlie Mackesy. Entre os narradores, Tom Hollander (Orgulho e Preconceito, 2005) e Idris Elba (Thor: Ragnarok, 2017) fazem parte do projeto.