David Tennant Harry Potter Cabana Do Leitor 1920X1080 1

David Tennant diz que a autora de Harry Potter, J.K. Rowling deveria “sair do caminho” de pessoas trans

David Tennant critica J.K. Rowling por demonizar pessoas trans e compara tratamento à Seção 28 do Reino Unido.

Ed Rezende
Ed Rezende
Produtor, escritor nas horas vagas, administrador, editor e fundador do site CDL.
3 Min Ler
Divulgação: Este site pode conter links de afiliados, o que significa que o Cabana do Leitor pode ganhar uma comissão se você clicar no link e fizer uma compra. O Cabana apenas recomenda produtos ou serviços que usamos pessoalmente e que acreditamos que agregarão valor aos nossos leitores. Seu apoio é apreciado!

O ator David Tennant, conhecido por interpretar o Homem Púrpura na série da Marvel Jessica Jones e por ser um dos Doctor Who, comentou sobre a perseguição que a criadora de Harry Potter, J.K. Rowling, tem realizado contra pessoas trans, resultando na perda de direitos no Reino Unido.

- Anúncios -

Segundo Tennant, ele deseja que Rowling “não tenha má vontade”, mas destacou a “demonização” da comunidade trans pela autora. O jornal The Guardian relatou que o ator, que participou da adaptação cinematográfica de 2005 de Harry Potter e o Cálice de Fogo, expressou sua opinião durante o programa da ITV, The Assembly, ao responder perguntas de jovens adultos neurodivergentes. Tennant afirmou:

J.K. Rowling é uma autora maravilhosa que criou histórias brilhantes, e eu não desejo a ela má vontade, mas espero que todos nós possamos, como sociedade, apenas deixar as pessoas em paz. Apenas saia do caminho das pessoas.”

- Anúncios -

Os comentários de Tennant surgiram após a decisão da Suprema Corte do Reino Unido de que os termos “mulher” e “sexo” se referem exclusivamente à mulher biológica e ao sexo biológico. Rowling teria doado £ 70.000 para a Women Scotland, organização que levou o caso ao tribunal, resultando na perda de direitos de milhares de pessoas trans no país.

David Tennant
David Tennant Diz Que A Autora De Harry Potter, J.k. Rowling Deveria "Sair Do Caminho" De Pessoas Trans 1

Tennant e Rowling tornaram-se figuras centrais no debate sobre os direitos trans no Reino Unido, frequentemente gerando manchetes devido às suas visões opostas. Em junho de 2024, após a política Kemi Badenoch propor a exclusão de pessoas transgênero de espaços do mesmo sexo, Tennant declarou publicamente que ela deveria “calar a boca”. Quando Badenoch foi eleita líder de seu partido, Rowling escreveu no X que seus “pensamentos e orações” estavam com Tennant neste momento difícil.

- Anúncios -

Tennant comparou o tratamento dado às pessoas transgênero à política do governo britânico que introduziu a Seção 28 em 1988, proibindo autoridades locais de promover a homossexualidade. Ele afirmou: “Olhamos para trás agora como algo medieval e absurdo, e acho que a maneira como a comunidade trans está sendo demonizada e marginalizada é exatamente a mesma. Tornou-se um tipo de futebol político.”

David Tennant é um dos mais fervorosos defensores dos direitos trans no Reino Unido.

Compartilhe este artigo
Seguir
Produtor, escritor nas horas vagas, administrador, editor e fundador do site CDL.