Apesar do Dia dos Namorados ter passado, ainda estamos em junho, o mês do amor. E como todo mundo tá careca de saber, todo dia é dia de amar. Contudo, essa lista contempla toda forma de amor, seja essa através da amizade, afeto entre familiares ou, como já estamos acostumados, entre amantes apaixonados.
As dicas de hoje aquecem o coração e contribuem para um melhor relacionamento, independente do tipo de laço afetivo. É impossível não se emocionar com qualquer uma das histórias a seguir.
1. Me chame pelo seu nome
O romance de André Aciman, publicado aqui pela editora Intrínseca, traz um caso amoroso entre dois jovens, um ítalo-americano de 17 anos e um estadunidense de 24. O livro é muito bonito e a relação entre Elio Pearlman e Oliver é um tanto obsessiva. Apesar deles desenvolverem uma paixão assustadora, ela não vem para perturbar o público, mas sim impressioná-lo.
Todo esse amor escrito de forma poética presenteou o autor com a maior premiação de ficção LGBTQ+ do mundo, o Lamba Literary Award. Ele também ganhou uma linda representação cinematográfica que concorreu ao Óscar em 4 categorias, saindo com a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado.
2. A caçadora de Dragões
A fantasia de Kristen Cicarelli foi publicada no Brasil pela editora Companhia das Letras através do selo SEGUINTE. Ela conta a história de Asha, uma menina forte, filha do rei e caçadora oficial de dragões do reino. Em meio à várias adversidades, Asha se apaixona por um skrall, como eram chamados os escravos desse universo literário, e vive esse amor proibido que deixa seus leitores de coração apertado.
O livro traz outros assuntos embutidos no romance secreto que são facilmente adaptados ao nosso dia a dia, como críticas políticas, conceitos sociais e religiosos.
3. Duas Vidas
Fabien Toulmé lançou uma HQ pela editora NEMO que traz mensagens importantes e derrete corações. Ela trata sobre amor de família e tem um final tão surpreendente que é impossível conter as lágrimas.
Boudoin e Luc são irmãos. Quando o primeiro descobre um câncer em fase terminal, o outro o convida a refletir sobre estilo de vida, sonhos e tempo presente. Luc quer garantir que seu irmão passe os últimos dias da vida dele como jamais viveu antes, e é através dessa trama que o autor convida o público a reproduzir a mesma ideia com quem ama.
4. Pílulas Azuis
Novamente uma publicação da editora NEMO, agora escrita e ilustrada por Frederik Peeters. Sua autobiografia foi trazida para o Brasil e merece ser indicada para todos que procuram uma história bonita de superação sem clichês de ficção.
O amor de Peeters e Cati ultrapassou barreiras insuperáveis para alguns. Ela soropositiva e ele não-portador vivem um amor liberto de preconceito, vencendo todas as batalhas em uma parceria incrível até em momentos muito difíceis. A HQ é um diário sincero, escrito por um homem maduro de forma muito bem-humorada.
5. A longa viagem a um pequeno planeta hostil
A editora DarkSide Books trouxe essa preciosa história da brilhante Becky Chambers. Não é à toa que o livro foi premiado com o Arthur C. Clarke Award, maior prêmio de literatura sci-fi.
Diferente de outras ficções do mesmo gênero, que contam com muitas batalhas espaciais, aliens e sabres de luz, esse livro conta a história de uma amizade entre os tripulantes inter-raciais de uma nave. Não existe preconceito por raça, espécies, cor ou sexualidade. Entre outros temas relacionados à literatura, também entra para a lista em respeito às diferentes culturas e valores sociais.
Livro importante e indicado para jovens no início da adolescência por ser lúdico e educativo. Aprender enquanto se diverte é muito melhor!