Connect with us

Colunistas

Artigo 13 – Entenda como isso vai acabar com a internet que conhecemos

Todos estes artigos já foram aprovados e em janeiro começa a discussão de como eles serao implementados.

Edi

Published

on

Muito se fala sobre o artigo 13 e como isso ira acabar com a internet, mas no Brasil são poucos os sites da grande midia que andam falando sobre isso, mas aqui vamos tentar explicar de uma maneira facil o que vai acontecer.

O artigo 13 faz parte de uma uma lei da União Europeia, que visa proteger os direitos autorais das empresas, estes direitos funcionam da seguinte forma, a DC Comics é uma empresa que pertence a Warner Media, se eu colocar uma cena de um filme da DC nos meus videos eu estou inflingindo a lei de direitos autorais, mas hoje essa reclamação funciona assim, o Youtube não é responsavel pelo meu video, a Warner Media entra em contato com o Youtube e pede ou para ele bloquear meu video ou para ele direcionar a monetização dele para o detentor dos direitos autoriais.

Com a aprovação do artigo 13, ele determina que plataformas online, independente de tamanho ou do tipo de serviço oferecido, filtrem uploads de conteúdo para combater a violação de copyright (direitos autoriais) por parte dos usuários. Isso significa que por exemplo paginas do Facebook que usem memes baseados em filmes, trechos de series ou qualquer coisa relacionada seriam bloqueados pelo Facebook. O Cabana do Leitor não poderia mais postar trailers de filmes na pagina, videos com cenas de filmes ou posters em cenarios de videos seriam vetados.

Porque? Simplesmente porque as empresas teriam liberdade por lei de processar diretamente o Youtube, Facebook, Twitter e etc… Pois hoje as empresas pedem para tirar estes trechos de direitos autoriais do ar, mas não tem formas de processar diretamente a plataforma, isso muda com o Artigo 13. Com riscos de levar milhares de processos por dia, simplesmente estas plataformas criaram um sistema de filtro, que praticamente acabaria com qualquer coisa que não seja conteudo 100% original.

O Artigo 11 da mesma redação de lei, diz que o Facebook e o Google deveriam pagar por conteudo jornalistico, isso signfifica que o Google News deixaria de existir na Europa assim como paginas de noticias do Facebook deixariam de existir.

Inclusive o Google News acabou na espanha por conta de uma lei parecida. Tambem o Google Imagens deixaria provavelmente de exisitir.

Todos estes artigos já foram aprovados e em janeiro começa a discussão de como eles serao implementados.

Comments