Connect with us

Livros

Atriz Noma Dumezweni é a nova Hermione – e não há problema nenhum com isso

Ana Carolina Von Daben

Published

on

LOJA DC 4

O elenco para interpretação da peça teatral Harry Potter and the Cursed Child (“Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, em tradução livre) foi anunciado esta manhã no famoso site Pottermore, com grandes expectativas por parte tanto dos fãs da saga do bruxo, quanto por parte da própria autora, J.K. Rowling. Entretanto, a revelação da atriz que interpretará Hermione já em seus 40-e-tantos anos vem causando furor na internet.

Noma Dumezweni, atriz nascida na Suazilândia e residente na Inglaterra desde a infância, foi a escolhida para o papel de Hermione Granger – uma honraria muito à altura tendo em mente sua vasta experiência em teatro e séries de TV, tendo ganho o Olivier Awards, importante premiação do teatro inglês, por seu papel na peça A Raising in the Sun. Mesmo com toda a capacidade e experiência para assumir o papel, uma parcela de pessoas têm reclamado da escolha, inclusive de formas definitivamente rudes, pelo simples fato de Noma ser negra.

Respondendo às críticas negativas, J. K. Rowling twitou:

“Canon: olhos castanhos, cabelo crespo, e muito inteligente. Pele branca nunca foi especificado. Rowling ama a Hermione negra.”

O site Pottermore foi também muito firme em sua defesa à escolha da atriz e à diversidade, lembrando que existe uma forte mensagem de igualdade na essência de toda a saga Harry Potter, e, mesmo com algumas discussões menos educadas e reclamações pela internet, houve também uma enxurrada de mensagens tão calorosas e receptivas quanto o salão comunal da Lufa-Lufa para com Noma.

A mudança de etnia de personagens sempre é tópico de discussão nas adaptações cinematográficas – e agora também nas menos frequentes adaptações teatrais – e gera grande furor na internet. Não deveríamos, contudo, aproveitar esta oportunidade para pensar se estamos retratando realmente a diversidade de pessoas no mundo e a diversidade do próprio público nas mídias que consumimos, ao invés de ralhar com as escolhas feitas? Como anda a representatividade nas histórias que lemos, vemos, escrevemos, ou será que estamos ainda muito presos ao hábito de personagens que seguem uma fórmula padrão colocada há muito tempo, sem muita reflexão?

Gostaria que isso fosse discutido mais a fundo, mas reconheço que outras pessoas – principalmente mulheres negras e homens negros – poderiam conduzir muito melhor e com mais propriedade tal tópico tão importante. Mas vamos lá, pessoal: Noma tem tudo pra arrasar no papel!

Jamie Parker, Noma Dumezweni and Paul Thornley, que interpretarão Harry, Hermione e Rony. Foto por Simon Annand em Pottermore.com

Jamie Parker, Noma Dumezweni and Paul Thornley, que interpretarão Harry, Hermione e Rony. Foto por Simon Annand em Pottermore.com

Ana Carolina Von Daben
Se não veio ninguém do futuro te impedir de fazer algo dizendo que vai dar ruim, então por quê não fazer?
Continue Reading
Comments