Capa Cabana do Leitor 3

Bienal Rio: Turma da Mônica vai estar nas Olimpíadas 2020

Rodrigo Roddick
Rodrigo Roddick
Escritor de fantasia e leitor voraz. Formado em jornalismo, mago nas horas vagas.

Maurício de Sousa revelou que assinou um contrato com o Comitê Olímpico do Brasil para que a Turma da Mônica pudesse participar das Olimpíadas 2020, que vai acontecer em Tóquio. A novidade foi anunciada em primeira mão durante o encontro entre ele e José Santos no espaço Pela Estrada Afora.

Cabana do Leitor Google Discover

Google Discover é do Google. Os cabaneiros podem nos seguir por lá.

Seguir
- Anúncios -

Eles foram recebidos com muita ovação da plateia na instalação que simula uma floresta, onde conversaram sobre seu novo livro Uma Viagem do Brasil ao Japão, publicado pela editora Melhoramentos. O evento faz parte da programação oficial da Bienal.

WhatsApp Image 2019 09 03 at 13.11.17

O bate-papo começou com Maurício de Sousa explicando que o livro funciona como uma introdução aos interessados em visitar o Japão. Logo em seguida ele explicou que o Japão faz parte da vida dele e em suas obras e que tem o interesse de conquistar o público japonês.

- Anúncios -

“Esse livro é o primeiro passo para vocês em uma futura viagem ao Japão. Tem ensinamentos e informações precisas” explicou o ilustrador.

Maurício estava muito confortável e brincou com o público ao perguntar quem tinha aprendido a ler com a Turma da Mônica. Todos levantaram a mão.“Eu não esperava tudo isso” respondeu ele sorrindo.

O escritor José Santos, com muito humor, narrou a sinopse do livro e explicou que no texto havia muitas palavras e expressão em japonês que convidava os leitores a se familiarizarem com o idioma. Eles ainda destacaram algumas palavras japonesas que fazem parte do dia a dia dos brasileiros, como “biombo”, “kimono”, “sushi”, “arigatô” e outras.

WhatsApp Image 2019 09 03 at 13.11.18

Em dado momento, a plateia perguntou ao criador da Turma da Mônica quando ele começou a desenhar. Maurício compartilhou com a plateia que na infância, entre 3 a 4 anos, fazia uns “rabiscos” e foi assim que iniciou sua carreira, pois seguiu nesse caminho e fez cursos de profissionalização.

- Anúncios -

Aproveitando-se dessa pergunta, ele aconselhou aos interessados em desenhar a sempre praticar, brincar e mais tarde se profissionalizar, sem esquecer de ler muito. Maurício enfatizou que é necessário “brincar de desenhar”. José Santos concordou com o ilustrador sobre a leitura.

“Só vira autor quem é um grande leitor” disse o escritor “Tem que ler, ler e ler muito”.

Maurício também revelou que seus personagens – principalmente Mônica e Magali – foram baseados em seus filhos e familiares e, inclusive, aconselhou aos pequenos que eles utilizassem essa dica.

“Criem seus personagens com base nas pessoas que vocês conhecem bem”

Ele ainda brincou que seus netos o cobram para que ele os coloque em seus trabalhos.

“Meus netos perguntam: pô vô quando que você vai nos colocar na história?”

WhatsApp Image 2019 09 03 at 13.11.15

Para exemplificar, o ilustrador contou como nasceu Magali. Ele a criou baseada em sua filha que, quando criança, chegou a comer uma melancia inteira – não é à toa que a personagem acompanha este símbolo. Ele revelou que a filha come muito até hoje e que, ainda por cima, não engorda, arrancando risadas dos participantes.

TM Japão e Brasil CAPA 01ed01 CORR1

O livro Uma viagem do Brasil ao Japão começa com Mônica ganhando um prêmio de redação. Por causa disso, ela e a turminha vão para o Japão e mais quatro cidades brasileiras, onde vivem famílias de imigrantes japoneses. O Sr. Takeda, avô de Keika, os acompanha porque foi convidado para apresentar um gato-robô chamado Neko, sua mais nova invenção. A turma então aproveita para fazer turismo e aprendem sobre os costumes e tradições dos japoneses.

IMG 5014

Publicado pela editora Melhoramentos, o livro está com preço promocional durante toda a duração da Bienal.