A Marvel como empresa global de entretenimento esta sempre atenta a mudanças na politica dos países, e isso ficou claro com a nova saga dos X-Men.
É notório que o Brasil passa por uma transformação politica neste ano com a vitória do líder de extrema direita, Bolsonaro, e isso com toda a certeza influenciou na forma de como o Brasil é visto pelo mundo.
Falamos aqui da HQ House of X #5, lançada em 18 de setembro de 2019 nos EUA, se baseia na ideia de que a ilha de Krakoa seria hoje uma nação de refúgio mutante (pelo menos, é a ideia), mas o problema é que para o país possa existir ele precisa que todos os países na ONU concordem, o que acaba sim e não acontecendo. Como já falamos aqui.
Porém algumas nações são contra o surgimento desta nova nação incluindo o Brasil que passa a perseguir mutantes que tentam fugir para a Ilha. Enquanto a Rússia têm soldados do exercito protegendo os portais que podem levar mutantes para Krakoa, o o Brasil criou criaturas quadrúpedes que caçam mutantes.
Os motivos para o Brasil e outros países não aceitarem são políticos, ideológicos ou religiosos. O que baseia bastante os momentos que estamos vivendo no nosso país com cada vez mais pautas conservadoras.
Na mesma HQ Emma Frost trava uma guerra contra as forças Russas e consegue liberar um dos portais fechados.