Connect with us

e-Sports

CBLOL 20 | Tinowns e esA comentaram sobre a classificação para a final

“Então fomos com todas as nossas forças, mentalmente, emocionalmente e no final todo mundo liberou isso e foi bem legal.”

Avatar

Published

on

Após a uma emocionante série na primeira semi final do 2º Split do CBLOL 2º split, que teve como vencedora e primeira finalista a PaiN Gaming pelo placar de 3×2 contra a Prodigy Gaming, esA e Tinowns participaram da coletiva de imprensa e responderam a perguntas sobre a série. Confira a conversa com os jogadores:

Vocês podem falar do sentimento de missão cumprida e como foi essa decisão de Blitz para o último jogo?

esA: Acho que ainda não estamos com o dever cumprido, claro que temos um grupo forte, desde a fase de grupo nós demonstramos bons jogos, então só vamos ficar satisfeitos com o título. Quase faltou coragem para lançar o blitz, pra ser bem sincero, mas o time apoiou a ideia, inclusive não era eu que estava cogitando a ideia, eles que cogitaram, eu só aceitei. Acho que foi mais a iniciativa do time do que minha mesmo.

Tin: Eu concordo com o esA, e eu acho que a PRG era um match mais difícil pra gente, porque o estilo de jogo deles batia bastante contra o nosso, e deu no que deu, 3×2 pra gente, estamos bem feliz que deu tudo certo, e é ir pra final com a mesma mentalidade.

Tinowns, já faz pelo menos 4 anos desde sua última participação numa final de CBLOL. Você acha que essa é a sua oportunidade de dar a volta por cima e voltar a ganhar a competição?

Tin: Com certeza. Desde que entrei na PaiN o meu objetivo era ganhar título com eles, e não foi bem assim, tive um caminho bem difícil até aqui, mas agora com o time, elenco e comissão que temos, eu acho que a gente consegue ir bem mais longe. Vejo que a minha fase individual também estou bem melhor, conseguindo comunicar mais com o time, jogar mais com o time, e estou bem feliz com tudo, com resultado, com o treino, com o individual, com o grupo, mas ainda acho que tenho muito a evoluir, que não cheguei no meu máximo e é chegar melhor agora pra final.

Tin, no twitter tem muita gente falando que você atualmente é o melhor jogador do Brasil, queria que você comentasse um pouco sobre isso.

Tin: Cara, eu sempre vou me achar o melhor, porque eu sou pro player, mas quem tem que achar é o público, os casters, então não sei. Foi o que eu falei, eu to jogando muito bem, como time, como o grupo, individualmente. Mas ainda tem jogos que eu perco, em rotação, ou seja o que for, ainda não estou no meu 100%, mas quase lá. Um exemplo é meu jogo de Azir, acho que não joguei tão bem. E em uma md5 ter um jogo ruim assim não é o ideal, então eu espero ser mais constante, melhorar bastante e ter uma final mais tranquila talvez.

A PaiN não chega há um bom tempo já a uma final de CBLOL e não ganha desde 2015. Vocês sentem que esse é o ano da PaiN, e estão confiantes para a final?

esA: Com certeza estamos bem confiante para a final, sabíamos que essa semi final provavelmente seria o jogo mais difícil, pelo mostrado na fase de grupos que a PRG demonstrou bons jogos contra a gente. A gente não se sente pressionado pela PaiN não ter título há um bom tempo porque é um novo elenco. Sabemos que a PaiN tem essa tradição, essa história, mas nossa equipe está bem centrada, sabemos o potencial dessa line up e vamos fazer nosso melhor pra conquistar esse título pra PaiN, que é a organização que merece.

A PaiN tem esse elenco principal, mas vocês também tem o Kami e o Wiz, que a gente não sabe muito que vai dar em relação a ele por causa da Pandemia. Sobre ele, mesmo distante, o Wiz consegue ajudar no planejamento do time, nos treinamentos, ele conversa com o CarioK, se ele participa de alguma forma do dia a dia da PaiN?

esA: Particularmente nós não podemos passar muita informação do Wiz, isso é questão da organização. Ele não tem acompanhado os treinos recentemente. Mas mais questões do Wiz a gente da equipe não tem informação pra passar.

Qual foi a importância da sinergia de vocês para se recuperar após o quarto jogo?

Tin: Nos primeiros jogos nós deixamos eles impor muito o jogo deles, acabou que em alguns jogos a gente ganhou nas lutas, mas não conseguimos parar o que é forte deles, que é dar a vantagem pro fNb, e não usamos muito o nosso forte que é o bot, então deixamos um jogo muito apático por nossa parte e eles conseguiram fazer o jogo deles early game. Nesse quarto jogo testamos muitas coisas diferentes e acabou que não tivemos muita chance, acho que todo mundo individualmente não performou tão bem, e no quinto jogo acho que viemos com uma mentalidade diferente, não fizemos o mesmo draft nem a mesma mentalidade de só tentar defender o top, que é a maior força deles. Nesse último jogo divamos o bot, fomos mais pró ativos, pegamos o arauto, acho que a primeira vez na série. Era tudo ou nada e nós fomos com o nosso melhor, e acho que isso foi o diferencial do nosso quinto jogo.

Os jogos que a PRG ganhou eles tiveram muita vantagem, como ficou a mentalidade após perder a primeira e a quarta partidas?

Tin: O primeiro jogo é um que mais os times se estudam, as prioridades, o que vão fazer. A PRG não criou nada de diferente, eles pickaram Renekton que era norm,aç, a gente estava preparado para uma Elise deles talvez. Acho que o primeiro jogo a gente só jogou muito mal, acho que nosso draft não ficou tão bom quanto o deles também, isso complicou bastante. Depois do quarto jogo foi o que eu falei, nós viemos com mentalidade totalmente diferente pro quinto jogo, a gente viu que só ficar respondendo eles não daria tão certo, tentando defender top lane, nos outros jogos não deram certo e no quinto também não ia, a gente ia ficar perdendo arauto, e isso ia ser muito ruim pra gente então entramos mais pro ativos desde os picks, o pick da bot lane foi essencial pra isso, pickamos jhin e counteramos thresh com blitz. Nos outros jogos nós não faríamos isso. Nós viemos mais agressivos com Jhin, Zoe e Blitz, são lanes bem fortes e acabou dando certo, conseguimos criar, rotacionar, pegar o arauto, e com isso foi o snowball e fomos fightando melhor e deu muito bom.

esA, vocês tinham jogadores muito experientes e muito frios na hora que vocês precisavam pra virar uma série e se recuperar de uma partida one sided como aquela. O CarioK era um jogador menos experiente, como você viu o mental dele, pra ele saber onde tinha que estar, pra ser constante, queria que fizesse uma análise dele.

esA: Como você disse, temos jogadores bem experientes, então dentro de jogo e fora de jogo nós conversamos bastante, o que estamos errando, o que deu certo, o que pretendemos fazer, o que eles pretendem fazer. Então todas essas conversas que fizemos do primeiro jogo ao quinto, acho que isso tranquilizou bastante o carioK, a gente fez rodinha de conversa, dar aquele ânimo. Eu, particularmente, senti o carioK bem tranquilo, tanto em comunicação dentro de jogo como fora de jogo, então nós cinco mesmo tomando um stomp na quarta partida a gente conseguiu ter resiliência, manter de cabeça firme e conseguimos dar a volta por cima e mostrar um bom jogo no game cinco.

esA, depois de tantos vices que você tem na sua carreira, como é estar mais uma vez numa grande final do cblol e como sua cabeça tá pra chegar nessa decisão?

esA: Pra ser bem sincero, eu nem ligo se tenho vários vices na carreira ou não. Acho que esse elenco tem tudo pra ser campeão, então to bem tranquilo, não tenho essa aura de negatividade. Todo mundo ta bem confiante, temos o TT e o Robô que são campeões natos, eles tem bastante título, estou bem confiante. Nós esperávamos que essa série fosse ser bem difícil, porque era o pior confronto pro nosso estilo de jogo. Claro que Kabum e INTZ tem bastante potencial, mas a gente teve mais facilidade de jogar contra eles na fase de grupo, então estamos bem confiantes para final.

Raphael pelo Cabana do Leitor: Aproveitando que você falou de estilo de jogo, ao longo de toda etapa, a PaiN mostrou bastante um estilo de ter um early forte quando ganhava, ao mesmo tempo, as partida em que perdia, era quando a PaiN não forçava. Pra final a ideia de vocês é continuar treinando pra ser ainda mais devastador no early game, ou é tentar corrigir esses pontos mais fracos que acontecem quando vocês não se impõe tanto?

Tin: Então, falando sobre o estilo de jogo, acho que agora não é um momento tão certo pra treinar esses últimos detalhes, obviamente, vamos ter duas semanas, mas acho que o que nós treinamos o split inteiro vai ser o espelho da nossa final. Claro, a gente vai melhorar algumas coisinhas de early game, de mid game, de teamfight, mas acho que agora não tem muito tempo pra inventar coisas novas. Vamos jogar no nosso maior estilo, na nossa maior força e tentar levar isso pra final da melhor forma. Foi o que comentei, contra a PRG o estilo de jogo deles era bem parelho com o nosso, eles vinham com early game que era muito forte, mas em vez de vir pro bot eles vinham pro top, e acabou que o único jogo que a gente bateu cabeça de verdade foi no quinto jogo. Acho que a gente tem que apostar sim nessa nossa força de early game e tudo mais.

Sobre essa série de hoje, foram cinco jogos, porém tiveram jogos mais fáceis e jogos mais difíceis, e o quinto foi o mais equilibrado. Vocês acham que um jogo ter mais vantagem pra um time ou pro outro foi questão de execução, de draft, foi questão de fator externo, ou foi mérito e demérito dos times, para que teve tanta disparidade de um jogo e outro e acabou culminando no último jogo ser mais equilibrado?

esA: acho que cada time teve um planejamento, no começo da série a gente tentou bater de frente com eles no jogo deles. A gente viu que tava funcionando porque a gente conseguiu sair com vitória no segundo e terceiro jogo, mas os jogos estavam sendo bem difíceis, aí eles estavam fazendo o planejamento deles de jogar pro fNb, jogar pro dyNquedo então estava parecendo que quando eles ganhavam era muito fácil pra eles, porque eles estavam impondo esse ritmo bem agressivo deles, e a gente estava apenas respondendo as jogadas, tentando bater de frente com o estilo deles e não estávamos usando nossas forças. Então acho que só no jogo cinco a gente conseguiu mudar o planejamento pra fazer nosso estilo de jogo, não importa o que eles estavam fazendo. Acho que durante os quatro jogos nós fizemos mais o jogo deles e no game cinco foi quando a gente decidiu fazer o nosso e acabou dando certo.

Como foi a reação de vocês, a gente sabe que não é mais um Dark brTT que grita tanto, só que imagino que com tanta coisa valendo, queria saber se gritaram bastante, se filmaram esse momento, se só se sentiram aliviados, como foi o momento final?

Tin: Então, tem um vídeo no twitter da PaiN pra quem quiser ver. Mas a gente começou a gritar, a bater palma, porque a gente sabia que era nossa última chance, tinha que ganhar ali pra ir pro mundial. Então fomos com todas as nossas forças, mentalmente, emocionalmente e no final todo mundo liberou isso e foi bem legal.

Agora a Pain Gaming aguarda o resultado de INTZ e KaBuM eSports para conhecer seus adversários no próximo dia 05.

Advertisement
Comments

e-Sports

LoL | Riot anuncia novas skins Odisseia e de Halloween

Ainda não foi informado se o modo Odisseia irá retornar com a nova linha de skins.

Alexia Menezes

Published

on

odysseya

Nesta terça-feira (29) a Riot Games anunciou mais duas linhas de skins para inclui novas skins para  Aatrox, Amumu, Elise, Fizz, Karma, Kha’Zix, Sivir e Twisted Fate e mais uma skin Hextech para o Kassadin. Além disso, ainda não foi informado se o modo Odisseia irá retornar com a nova linha de skins nem se a Riot continuará fazendo duas fases de skins como aconteceu com a Spirit Blossom e a PsyOps. Confira as novidades:

SKINS

Hextech Kassadin – Skin de Gema

Fizz Pequeno Demônio – 1350 RP

Elise Encantadora – 1350 RP

Príncipe Abóbora Amumu – 1350 RP

Odisséia Aatrox

Odisseia Karma

Odisseia Kha’Zix

Odisseia Sivir

Odisseia Twisted Fate

ÍCONES

Ícones da Karma, Aatrox, Sivir, Kha’Six e Twisted Fate Odisseia.

Ícones com borda + croma da Karma, Aatrox, Sivir, Kha’Six e Twisted Fate Odisseia.

Ícone Odisseia Kayn Croma e ícones PSG Talon e G2 Esports.

Mais informações sobre as skins e uma possível volta do Modo Odisseia em breve.

Continue Reading

Games

Valorant | Patch 1.09

Novo patch deixa jogadores infelizes com o nerf na Operator.

Alexia Menezes

Published

on

Valorant terá modo deathmatch no ato II

Nesta terça-feira (29), a Riot Games anunciou o novo patch que traria um nerf expressivo na Operator e algumas melhorias e alterações em outras armas e nos agentes. Confira:

AGENTES

Omen

Paranoia

  • Atualizamos os efeitos visuais do projétil para representarem melhor sua caixa de colisão (principalmente quando estiver vindo em direção ao seu Ponto de Vista)

JETT

Tormenta de Aço  (Rajada)

  • Aumento no tempo de intervalo entre rajadas: 0,33 s >>> 0,45 s
  • Agora, as adagas lançadas por meio de rajadas terão uma queda de dano que começa em 12 m e cai continuamente (alcançando 35 de dano) ao chegar ao limite
  • Redução do multiplicador de Headshot das rajadas: 3x >>> 2x

VIPER

Combustível

  • Viper iniciará as rodadas com 100 de combustível (anteriormente, esse valor era 50)

Veneno de Cobra

  • Agora, o efeito negativo de vulnerabilidade aplicado por Veneno de Cobra perdurará por 2 s (após o alvo sair da área de ação do ácido)

Poço Peçonhento

  • Velocidade de movimento dobrada durante a conjuração
  • Agora, Viper reequipa sua arma rapidamente após a conjuração; o tempo de necessário para reequipar varia de arma para arma – mas, no geral, seu tempo sem poder usar armas será reduzido para 0,4 s.

REYNA

 Imperatriz

  • Bônus da cadência de tiro reduzido: >>> 15%

BRIMSTONE

Sinalizador Estimulante

  • Bônus da cadência de tiro aumentado: 10% >>> 15%

ATUALIZAÇÕES DE ARMAS

OPERATOR

  • Preço aumentado: 4.500 >>> 5.000
  • Velocidade de Movimento ao usar a mira reduzida: 76% >>> 72%
  • Zona morta da arma ajustada: se tornava imprecisa ao atingir 30% de Velocidade de Movimento >>> se torna imprecisa ao atingir 15% (torna-se imprecisa mais rápido; torna-se exata mais lentamente quando o jogador para de se mover)
  • Taxa de disparo reduzida: 0,75 >>> 0,6
  • Tempo de equipagem instantânea ajustado: 0,3 >>> 0,5 (a animação de equipagem instantânea acontece logo depois que o jogador clica para pegar um orbe, desarmar/plantar a Spike, usar Erupção das Brumas da Jett e Bola Curva do Phoenix)
  • Dano reduzido à área da perna: 127 >>> 120

TODAS AS ARMAS

  • Imprecisão ao aterrissar após um pulo alterada: Gradual >>> Binária
  • Duração da imprecisão ao aterrissar após um pulo aumentada: 0,2 >>> 0,225
  • Valor da imprecisão ao aterrissar após um pulo aumentado: 5,0 >>> 7,0 (imprecisão maior por mais tempo após a aterrissagem)

Além dessas mudanças, o patch ainda tem outras atualizações como melhora no modo espectadores e mudanças no competitivo, além da correção de bugs, e você pode conferir tudo aqui.

Continue Reading

e-Sports

Worlds 2020 | LGD atropela R7 e SuperMassive bate MAD por 3-2

Agora, a equipe chinesa LGD jogará contra a Legacy e a Supermassive contra a Unicorns of Love para disputar as duas últimas vagas.

Alexia Menezes

Published

on

supermassive

Nesta terça-feira (29), os chineses da equipe LGD e os turcos da Supermassive completaram suas séries md5 e garantiram seu lugar no jogo desta quarta (30), para disputar as últimas vagas na Fase de Grupos do Campeonato Mundial. Confira os jogos dessa MD5:

LGD 3-0 RAINBOW 7

Na primeira partida do dia,a LGD já começou bem, conseguindo ótimas chamadas e muita pressão na selva contra o Josedeodo. Rainbow7 até adaptou com sucesso em algumas teamfights, porém foi rapidamente lida e superada pela equipe chinesa, que só cresceu ainda mais na partida e fechou com vitória sem muito esforço.

O segundo jogo foi um pouco mais equilibrado, mas ainda sim tinha cara de LGD. As lutas foram melhores executadas, levando todos os objetivos nas costas e deixando bem difícil para a equipe da R7 se reerguer. O terceiro jogo era tudo ou nada para a R7, que acabou conseguindo ter um desempenho bem melhor do que nos primeiros jogos, mas não adiantou e a equipe chinesa acabou se mostrando superior em trocas e escolhas dentro do Rift. A equipe do nosso querido Aloned infelizmente se despediu do Mundial 2020 sem pontuar na md5.

SUP 3-2 MAD

A segunda série do dia foi mais complicada, em jogos apertadíssimos, a equipe turca acabou levando a vitória. No primeiro jogo, tivemos uma montanha-russa, cheira de reviravoltas e jogadas incríveis dos dois lados, mas a SUP acabou forçando algumas lutas e não deu pra MAD segurar, já que o draft da equipe turca estava muito forte e tinha muita sinergia.

O segundo jogo da série começou bom para a SUP, mas alguns erros acabaram deixando o jogo mais lento. Com as brechas da equipe turca, a MAD Lions assumiu o controle do jogo, acumulando objetivos e ultrapassando de forma expressiva no ouro. Foi apenas mais um escorregão por parte da equipe turca, para a MAD passar por cima de vez e marcar sua primeira vitória na série.

O terceiro jogo teve cara de SUP novamente, que derreteu a equipe dos leões e garantiu o 2-1 na série. O quarto game começou novamente sob a pressão da equipe da SuperMassive, mas a MAD Lions conseguiu punir severamente os erros do oponente e levaram a série à quinta partida.

O quinto e último jogo, mais uma vez começou com a vantagem do ouro para os turcos e mesmo que a equipe do LEC acertando algumas lutas, Zeitnot e sua Caitlyn estavam gigantes e não deixaram os leões irem muito longe. Supermassive superou a MAD Lions e finalizou a série, avançando para a próxima fase do Mundial 2020.

O Mundial 2020 continua nesta quarta-feira (30), a partir das 3h com MD5 entre Legacy Esports e LGD Gaming e as 7h com Papara SuperMassive contra Unicorns of Love.

Continue Reading

Parceiros Editorias