A morte do demônio: A ascensão é um reboot de Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio, a nova versão da famosa narrativa é comandada por Lee Cronin (O Bosque Maldito) é importante dizer que Sam Raimi (Doutor Estranho no Multiverso da Loucura) diretor da saga original é um dos produtores executivos do reboot em conjunto com Bruce Campbell o protagonista da saga de Raimi, o que já deixa claro porque elementos característicos do original não foram deixados de lado. A única coisa que faz um pouco de falta nessa versão de 2023 é a as bizarrices que deixavam a saga mais imprevisível.
A cena de abertura do filme deixa claro a motivação por trás reboot desse clássico do terror, está na hora de A morte do Demônio alcançar a nova geração, eles realmente têm na mão o potencial de ser uma das maiores franquias do terror da atualidade se continuarem seguindo e aperfeiçoando essa mesma fórmula nos próximos filmes.
Muitos não vão gostar de A Morte do Demônio: A Ascensão, mas não tem como negar que o filme foi a melhor versão da história, o longa conserta erros que estavam presentes em todos os filmes até agora e dá uma visão mais atualizada para a saga, os clássicos elementos continuam presentes, mas agora de cara nova.
A obra respeita o legado do original, mas estabelece claramente a nova identidade da saga do terror, que muito provavelmente terá outros filmes neste universo criado por Lee Cronin inspirado no de Sam Raimi.
O longa não fica só preso apenas a história original e também revisita conceitos de outros filmes de terror famosos como O Iluminado, além de referenciar também a cultura mítica do terror como o Cecil Hotel e outros lugares “assombrados” de Los Angeles. O Gore clássico da saga também continua bastante presente e dessa vez de uma forma mais real ao invés de caricata, mas obviamente a maquiagem grotesca e os monstros estranhos continuam presente também só que com um pouco mais de qualidade, pois tem mais orçamento e tecnologia que o original, esse é o filme mais caro da franquia e de acordo com previsões o que mais vai lucrar também.
O elenco do filme é formado por atores não tão conhecidos pelo público, mas apesar disso não falta talento nenhum, todos entregam atuações incríveis, Lily Sullivan (Picnic at Hanging Rock) vive a personagem principal Beth, Alyssa Sutherland (Vikings) brilha e dá um show de atuação como Ellie. Vale a pena ressaltar também o talento dos atores mais novos do elenco, como Nell Fisher (Northspur) que faz Kassie, Morgan Davies (The End – A Escolha) como Danny e Gabrielle Echols (Caminhos da Memória).