A Pequena Sereia serve para provar o que muitas pessoas vem dizendo já faz alguns anos, a Disney precisa parar de fazer Live Actions. O filme tinha muito potencial, mas aparentemente a Disney estava numa corrida contra o tempo para lançar ele e fizeram uma releitura vazia, que diz ser moderna mas não faz nada sobre isso, pois o filme não fala sobre feminismo, empoderamento ou racismo, ele simplesmente ignora essas pautas e dá uma sensação de falso ativismo, é extremamente decepcionante.
O filme tem quase 50 minutos a mais que a obra original e não usaram esse tempo para aprofundar o roteiro, ficou tudo parecendo uma grande encheção de linguiça, a obra se tornou cansativa, você tem a sensação que o longa dura muito mais que deveria, tem vários momentos que chega a dar sono, apesar do original ser voltado para o público infantil, essa versão parece que ignorou totalmente isso, porque nenhuma criança pequena consegue manter a atenção durante 2 horas em um filme chato.
Halle Bailey nasceu para ser a pequena sereia e brilhou no papel de Ariel mas o roteiro fraco foi o seu grande inimigo, a amada personagem ficou parecendo uma menina mimada, que depois de conhecer o príncipe se torna obcecada por ele e esquece de sua família e amigos no fundo do mar tudo para se casar com alguém que nem conhece.
Halle carregou boa parte do filme em suas costas, com a sua voz perfeita e atuação maravilhosa, outra personagem que ajudou o filme, a não ser um completo fracasso, foi a Úrsula de Melissa McCarthy, ela encaixou perfeitamente nesse papel e trouxe um ar ainda mais interessante para a vilã.
As duas escolhas perfeitas para Ariel e Úrsula infelizmente não conseguem salvar o filme das péssimas escolhas sobre os outros personagens, Jonah Hauer-King interpreta o Príncipe Eric, que no Live Action ganhou uma música, mas esqueceram do pequeno detalhe que o ator não sabia cantar e muito menos atuar bem. Awkwafina como Sabichão ficou sem sentido pois a voz não combina com o personagem, mas pelo menos a suas interações com o brilhante Daveed Diggs que dublou Sebastião trazem um pouco de humor para o filme.
A Pequena Sereia é praticamente dividido em duas partes, quando Ariel está no fundo do mar e quando Ariel conhece a superfície, apesar de ser um filme sobre uma sereia todas as cenas no fundo do mar ficaram horríveis, os efeitos visuais de H20 Aquamarine conseguiram fazer sereias mais realistas, hoje com todo o avanço dessa tecnologia poderiam ter feito algo incrível como Avatar: O Caminho da Água, mas eles não gastaram tempo para desenvolver o filme da forma que deveria em nenhum aspecto.
O CGI utilizado para fazer o adorável peixinho Linguado deixou ele parecendo um peixe morto e sem graça, pelo menos Jacob Tremblay faz um trabalho incrível ao emprestar sua voz para o personagem.
Os live actions da Disney não costumam ser tão bons, mas A Pequena Sereia foi extremamente decepcionante por conta de todo hype criado envolta do filme, pegaram um projeto incrível e destruíram ele, se fosse qualquer outro estúdio diria que isso ocorreu por conta de problemas no orçamento, mas a realidade que a Disney tinha toda a capacidade de entregar algo incrível e eles não fizeram isso.