Ford vs Ferrari é um filme biográfico americano de gênero drama. O longa é dirigido James Mangold e escrito por Jez Butterworth, John-HenryButterworth e Jason Keller. O elenco principal conta com Matt Damon no papel de Carroll Shelby e Christian Bale como Ken Miles.
Em 1963, Enzo Ferrari foi abordado pela Ford Motor Company sobre uma possível compra da Ferrari. As negociações foram cortadas quando Enzo percebeu que o acordo incluía a compra da Scuderia Ferrari, o programa de corrida da Ferrari que havia vencido as 24 Horas de Le Mans em 1958 e todos os anos de 1960 a 1965. Por ter sido rejeitado, Henry Ford II criou uma equipe liderada pelo visionário Carroll Shelby e seu piloto britânico, Ken Miles, que tinham como missão a construção do Ford GT40, um novo carro de corrida com potencial para finalmente derrotar a dominante equipe da Ferrari na corrida de 24 Horas de Le Mans 1966 na França.
A direção de arte e o roteiro adaptado devem ser destacados. A fidelidade com a qual é contada e retratada a história é impressionante. Tanto os carros, a ambientação, o figurino, tanto o jeito que é contada a história, com a dramaticidade no ponto ideal faz o público sentir cada sentimento que o filme e os personagens passam.
Deve-se ressaltar também a atuação dos dois protagonistas, Matt Damon e Christian Bale (Carroll Shelby e Ken Miles, respectivamente). Tudo que eles vivenciam durante o filme é passado para a audiência com clareza e autenticidade absurdas, principalmente o personagem de Bale, pois, além de seu personagem possuir um carisma muito grande, todas as suas emoções estão sempre a flor da pele.
Para quem gosta de carros e corridas, esse é o filme perfeito, principalmente por ser uma história real, de como a parceria entre a Ford e Shelby aconteceu. Mas para quem não curte tanto automóveis, o filme continua sendo bem interessante, pois apresenta muitos elementos de comédia, ação e drama.