Por Tras da Mascara DISNEY PLUS

Crítica | Marvel Por Trás da Máscara “Toda a politica por trás da Marvel “

No dia 16/02, a Marvel lançou hoje o documentário exclusivo do Disney+, Marvel Por Trás da Máscara.

Cumprindo o anúncio feito no dia 16/02, a Marvel lançou hoje o documentário exclusivo do Disney+, Marvel Por Trás da Máscara. 

Dirigido por Michael Jacobs e produzido pela Marvel New Media, o documentário tem apenas 1h de duração, mas muito conteúdo. Acompanhamos diversos escritores, criadores, artistas e estudiosos enquanto falam sobre a história do universo Marvel e, especialmente, a criação de seus personagens. 

Não é novidade para ninguém, especialmente os fãs, que a proposta da Marvel é focar na história dos heróis por trás da máscara, ou seja, noções de identidade, personalidade e camadas como qualquer outra pessoa normal. O álter ego é a parte mais importante. Outra questão, e mérito da empresa, é colocar os personagens no mundo real, tudo como forma de gerar uma maior sensação de aproximação e identificação do leitor com o herói.

marvel POR TRAS DA MASCARA

Mas para além disso que já sabemos, o documentário explora as construções políticas e cívicas de alguns dos mais emblemáticos heróis já criados e a sua relação com o momento e época de sua criação. E, através das histórias em quadrinho, questões importantes são levantadas, desde “quem você quer ser?”, até “como governamos a nossa sociedade?”. 

Ou seja, mais do que nunca, a proposta do documentário é evidente: deixar claro que as histórias em quadrinho possuem uma base histórica e política por trás, e isso se reflete no produto de forma a impactar de volta a sociedade.

Outra questão que vale a pena destacar é o fato de que, apesar de ser um documentário sobre a Marvel, produzido pela Marvel, com a participação de criadores de histórias da Marvel, muitos erros são reconhecidos e admitidos, o que é, mais do que interessante, de extrema importância para que sejam corrigidos. 

Com trechos de entrevistas antigas do próprio Stan Lee, fotos dos bastidores da redação, filmagens de icônicos movimentos sociais, Marvel Por Trás da Máscara traz um contexto histórico, político e social, de forma cronológica, de suas principais conquistas a partir dos anos 60 até os dias de hoje. 

É uma boa pedida para os fãs de histórias em quadrinhos, e também para quem quiser aprender mais sobre esse universo. Desde a criação de Peter Parker como o Homem-Aranha até a de seu sucessor, Miles Morales, está tudo destrinchado com comentários em apenas 1h.

Marvel Por Trás da Máscara está disponível no Disney+.

Total
12
Shares
Related Posts
Total
12
Share