O diretor de Duna, Denis Villeneuve, escreveu um artigo na revista Variety, a respeito do lançamento simultâneo do seu longa na HBO Max e cinemas.
O diretor chamou a HBO Max de projeto de fracasso, e acusou a AT&T (controladora da Warner Bros.) de usar o estúdio para tentar sobreviver no mercado.
“Com esta decisão, a AT&T sequestrou um dos estúdios mais respeitáveis e importantes da história do cinema. Não há absolutamente nenhum amor pelo cinema, nem pelo público daqui. É tudo sobre a sobrevivência de uma mamute das telecomunicações, que atualmente tem uma dívida astronômica de mais de US $ 150 bilhões. Portanto, embora “Duna” seja sobre cinema e público, a AT&T trata de sua própria sobrevivência em Wall Street. Com o lançamento da HBO Max (um fracasso até agora), a AT&T decidiu sacrificar a Warner Bros. colocando as produções de 2021 inteira no serviço, em uma tentativa desesperada de chamar a atenção do público.“
O diretor ainda explicou para o público que o streaming não pode sustentar o cinema:
“Os serviços de streaming são uma adição positiva e poderosa aos ecossistemas de filmes e TV. Mas quero que o público entenda que o streaming sozinho não pode sustentar a indústria cinematográfica como a conhecíamos antes do COVID. O streaming pode produzir ótimo conteúdo, mas não filmes do escopo e escala de “Duna”. Warner Bros. tomando essa decisão, significa que “Duna” não terá a chance de ter um desempenho financeiro para ser viável e a pirataria acabará triunfando. A Warner Bros. pode apenas ter matado a franquia “Duna”. Este é para os fãs. John Stankey, da AT&T, disse que o cavalo em fluxo saiu do celeiro. Na verdade, o cavalo saiu do celeiro para o matadouro“
O Denis Villeneuve ainda ressalta que a segurança das pessoas vem em primeiro lugar e que Duna seria lançado após a pandemia de coronavírus.
“A segurança pública vem em primeiro lugar. Ninguém discute com isso. É por isso que quando ficou claro que o inverno traria uma segunda onda da pandemia, eu entendi e apoiei a decisão de atrasar a abertura de “Duna” por quase um ano. O plano era que o filme estrearia nos cinemas em outubro de 2021, quando as vacinas seriam uma realidade e, com sorte, o vírus estaria acabado. A ciência nos diz que tudo deve voltar ao normal no próximo outono“
O diretor ainda diz que Duna foi o melhor filme que ele já fez, e apesar de estar falando do seu próprio projeto ele esta solidário a outros diretores que tiveram seus projetos modicados na distribuição pela Warner Bros.
Denis Villeneuve se junta a vozes como Christopher Nolan, que engrossa a crítica contra a Warner Bros. por lançar todos os seus filmes de 2021 na HBO Max e cinemas ao mesmo tempo.