Connect with us
tutz tutz

e-Sports

Entrevistamos Tutsz, mid da campeã do primeiro split do CBLoL 2020

Em entrevista exclusiva, Tutsz diz que a KaBuM estava com problemas de comunicação no começo e quando isso se resolveu, os jogos tiveram outra cara.

Alexia Menezes

Published

on

Entrevista conduzida e realizada por Letícia Carvalho.

No último sábado aconteceu a final do primeiro split do CBLoL 2020 e a KaBuM e-Sports foi a grande campeã.

Conversamos com o jogador Arthur “TUTSZ” Machado um pouquinho sobre como foi a trajetória dele e do time num geral, nos altos e baixos da KaBuM que vieram de um começo ruim para a vitória do campeonato.

Cabana do Leitor: Como foi jogar em um ambiente fechado? Você acha que isso colaborou com o desempenho da equipe ou tornou as coisas mais difíceis?

Acredito que sim, jogar em um ambiente fechado ajuda a gente bastante. Acho que talvez se não fosse assim o resultado poderia ser diferente porque é um certo conforto jogar de casa, então sem essas pausas e sem o online não seria a mesma coisa.

Cabana do Leitor: Você diria que vocês da KaBuM no geral trouxeram alguma lição ou algum ensinamento diferente por causa desse momento de campeonato em casa? E você acha que tem algo que você gostaria de expor dessa diferença que você gostaria que se tornasse um padrão no CBLoL?

O senso de união que tivemos para a final do campeonato. Vou levar isso pra minha vida, porque pode estar tudo difícil com o time mas a gente vai sempre conseguir dar a volta por cima, nunca desistir.

Cabana do Leitor: E resumindo em uma palavra, qual foi o maior desafio durante todo esse percurso de derrotas, vitórias e da volta por cima?

Mental, no sentido de manter nossa cabeça no lugar e saber que ainda não acabou.

Cabana do Leitor: Como vocês fizeram acontecer a comunicação dentro do jogo, tendo jogadores estrangeiros? Dificultou um pouco na questão de execução de jogadas súbitas ou foi tranquilo, vocês já tinham isso bem planejado?

Acho que no começo nos tivemos um pouco de dificuldade mas não por eles serem coreanos, acho que nossa comunicação no geral estava fraca e boa parcela dessa culpa é minha, eu era um jogador muito novato e não tinha tanta experiência em como falar ou o que falar, então eu pelo menos tive uma boa evolução nesse aspecto e acho que conforme a gente foi ganhando jogos, os coreanos foram se soltando também e conversando mais, ou até nos treinos e nos reviews. Então no geral a evolução como um time foi ideal para nossa comunicação. E sempre foi tudo em inglês, as vezes os coreanos falavam entre eles em coreano e as vezes a gente falava entre nós em português, mas a gente evita muito.

Cabana do Leitor: Você se imaginava conseguindo alcançar a final do CBLoL, dado o ínicio meio conturbado da KaBuM? Como você se sente agora com essa vitória no colo pra você e sua equipe?

No começo eu não esperava, na verdade, antes do começo do split eu esperava sim, acho que a gente tava indo muito bem nos treinos e estávamos muito confiantes e em tese eramos um time muito bom. Mas quando começou a acontecer problemas que não ocorriam nos treinos e erros bobos, não mais. E eu to muito orgulhoso de todo mundo aqui, dessa volta por cima, mas a resposta é não, eu não esperava estar na final depois de perder os quatro primeiros jogos.

Cabana do Leitor: Como funciona a cobrança em cima de vocês pela KaBuM? Vocês chegaram a comentar na entrevista coletiva que eles conseguem medir a pressão em vocês, mas eles pedem coisas específicas ou focam mais em treino?

Não acredito que eles peçam algo especifico, acredito que seja mais a pressão que só ta no ar e você sabe que tem uma organização muito grande atrás de você e que você não joga só por si mesmo e sim por milhares de fãs e da organização em si, e eles sempre nos apoiaram quando a gente precisou deles, acho que é uma troca e no fim deu tudo certo.

Cabana do Leitor: E você se orgulha do desempenho de vocês no geral, apesar dos solavancos do início do split até agora?

Eu já sabia que a KaBuM era capaz de voltar pro jogo, porém quando a gente começou no CBLoL eu me senti um pouco desconfortável em ser muito agressivo as vezes ou em geral, não era tão confiante. Mas com o passar do tempo, conforme a gente foi se soltando e depois das 6 vitórias eu me senti muito melhor e muito mais confiante pra fazer qualquer jogada e confiante no meu time também.

Cabana do Leitor: E quais os planos a partir de agora, para nova etapa? Vocês vão dar um descanso ou vão continuar treinando violentamente, tem planos de mudar táticas de jogo?

Primeiro a gente tem que ver como vai ficar a lineup mesmo né, não sabemos quem vai continuar ou sair, tem toda uma questão contratual envolvida, e nesse meio tempo nós vamos dar uma pausa, acho que foi um split muito longo por causa dessas “pausas” que aconteceram então a gente precisa desse descanso, mas assim que tiver data pro segundo split, a gente já deve voltar treinando com tudo e não deixar acontecer o que aconteceu nesse split.

Cabana do Leitor: Você pretende ficar na KaBuM, por escolha sua, você gosta do time?

Com certeza, foi uma organização que me abraçou muito. Me deu oportunidade com 17 anos que é uma coisa muito rara, ainda mais pro CBLoL, então é uma org que eu já tenho muito orgulho e muito carinho.

Tutsz foi MVP na primeira partida com seu Azir na final e teve um ótimo desempenho nos jogos.

Quer saber como foi a final intensa entre a KaBuM e o Flamengo? Eu Da uma olhada aqui no Cabana!

Redatora, streamer, arquiteta não remunerada, main Xayah e apaixonada por e-sports e League of Legends.

Advertisement
Comments

e-Sports

LoL | Riot anuncia novas skins Odisseia e de Halloween

Ainda não foi informado se o modo Odisseia irá retornar com a nova linha de skins.

Alexia Menezes

Published

on

odysseya

Nesta terça-feira (29) a Riot Games anunciou mais duas linhas de skins para inclui novas skins para  Aatrox, Amumu, Elise, Fizz, Karma, Kha’Zix, Sivir e Twisted Fate e mais uma skin Hextech para o Kassadin. Além disso, ainda não foi informado se o modo Odisseia irá retornar com a nova linha de skins nem se a Riot continuará fazendo duas fases de skins como aconteceu com a Spirit Blossom e a PsyOps. Confira as novidades:

SKINS

Hextech Kassadin – Skin de Gema

Fizz Pequeno Demônio – 1350 RP

Elise Encantadora – 1350 RP

Príncipe Abóbora Amumu – 1350 RP

Odisséia Aatrox

Odisseia Karma

Odisseia Kha’Zix

Odisseia Sivir

Odisseia Twisted Fate

ÍCONES

Ícones da Karma, Aatrox, Sivir, Kha’Six e Twisted Fate Odisseia.

Ícones com borda + croma da Karma, Aatrox, Sivir, Kha’Six e Twisted Fate Odisseia.

Ícone Odisseia Kayn Croma e ícones PSG Talon e G2 Esports.

Mais informações sobre as skins e uma possível volta do Modo Odisseia em breve.

Continue Reading

Games

Valorant | Patch 1.09

Novo patch deixa jogadores infelizes com o nerf na Operator.

Alexia Menezes

Published

on

Valorant terá modo deathmatch no ato II

Nesta terça-feira (29), a Riot Games anunciou o novo patch que traria um nerf expressivo na Operator e algumas melhorias e alterações em outras armas e nos agentes. Confira:

AGENTES

Omen

Paranoia

  • Atualizamos os efeitos visuais do projétil para representarem melhor sua caixa de colisão (principalmente quando estiver vindo em direção ao seu Ponto de Vista)

JETT

Tormenta de Aço  (Rajada)

  • Aumento no tempo de intervalo entre rajadas: 0,33 s >>> 0,45 s
  • Agora, as adagas lançadas por meio de rajadas terão uma queda de dano que começa em 12 m e cai continuamente (alcançando 35 de dano) ao chegar ao limite
  • Redução do multiplicador de Headshot das rajadas: 3x >>> 2x

VIPER

Combustível

  • Viper iniciará as rodadas com 100 de combustível (anteriormente, esse valor era 50)

Veneno de Cobra

  • Agora, o efeito negativo de vulnerabilidade aplicado por Veneno de Cobra perdurará por 2 s (após o alvo sair da área de ação do ácido)

Poço Peçonhento

  • Velocidade de movimento dobrada durante a conjuração
  • Agora, Viper reequipa sua arma rapidamente após a conjuração; o tempo de necessário para reequipar varia de arma para arma – mas, no geral, seu tempo sem poder usar armas será reduzido para 0,4 s.

REYNA

 Imperatriz

  • Bônus da cadência de tiro reduzido: >>> 15%

BRIMSTONE

Sinalizador Estimulante

  • Bônus da cadência de tiro aumentado: 10% >>> 15%

ATUALIZAÇÕES DE ARMAS

OPERATOR

  • Preço aumentado: 4.500 >>> 5.000
  • Velocidade de Movimento ao usar a mira reduzida: 76% >>> 72%
  • Zona morta da arma ajustada: se tornava imprecisa ao atingir 30% de Velocidade de Movimento >>> se torna imprecisa ao atingir 15% (torna-se imprecisa mais rápido; torna-se exata mais lentamente quando o jogador para de se mover)
  • Taxa de disparo reduzida: 0,75 >>> 0,6
  • Tempo de equipagem instantânea ajustado: 0,3 >>> 0,5 (a animação de equipagem instantânea acontece logo depois que o jogador clica para pegar um orbe, desarmar/plantar a Spike, usar Erupção das Brumas da Jett e Bola Curva do Phoenix)
  • Dano reduzido à área da perna: 127 >>> 120

TODAS AS ARMAS

  • Imprecisão ao aterrissar após um pulo alterada: Gradual >>> Binária
  • Duração da imprecisão ao aterrissar após um pulo aumentada: 0,2 >>> 0,225
  • Valor da imprecisão ao aterrissar após um pulo aumentado: 5,0 >>> 7,0 (imprecisão maior por mais tempo após a aterrissagem)

Além dessas mudanças, o patch ainda tem outras atualizações como melhora no modo espectadores e mudanças no competitivo, além da correção de bugs, e você pode conferir tudo aqui.

Continue Reading

e-Sports

Worlds 2020 | LGD atropela R7 e SuperMassive bate MAD por 3-2

Agora, a equipe chinesa LGD jogará contra a Legacy e a Supermassive contra a Unicorns of Love para disputar as duas últimas vagas.

Alexia Menezes

Published

on

supermassive

Nesta terça-feira (29), os chineses da equipe LGD e os turcos da Supermassive completaram suas séries md5 e garantiram seu lugar no jogo desta quarta (30), para disputar as últimas vagas na Fase de Grupos do Campeonato Mundial. Confira os jogos dessa MD5:

LGD 3-0 RAINBOW 7

Na primeira partida do dia,a LGD já começou bem, conseguindo ótimas chamadas e muita pressão na selva contra o Josedeodo. Rainbow7 até adaptou com sucesso em algumas teamfights, porém foi rapidamente lida e superada pela equipe chinesa, que só cresceu ainda mais na partida e fechou com vitória sem muito esforço.

O segundo jogo foi um pouco mais equilibrado, mas ainda sim tinha cara de LGD. As lutas foram melhores executadas, levando todos os objetivos nas costas e deixando bem difícil para a equipe da R7 se reerguer. O terceiro jogo era tudo ou nada para a R7, que acabou conseguindo ter um desempenho bem melhor do que nos primeiros jogos, mas não adiantou e a equipe chinesa acabou se mostrando superior em trocas e escolhas dentro do Rift. A equipe do nosso querido Aloned infelizmente se despediu do Mundial 2020 sem pontuar na md5.

SUP 3-2 MAD

A segunda série do dia foi mais complicada, em jogos apertadíssimos, a equipe turca acabou levando a vitória. No primeiro jogo, tivemos uma montanha-russa, cheira de reviravoltas e jogadas incríveis dos dois lados, mas a SUP acabou forçando algumas lutas e não deu pra MAD segurar, já que o draft da equipe turca estava muito forte e tinha muita sinergia.

O segundo jogo da série começou bom para a SUP, mas alguns erros acabaram deixando o jogo mais lento. Com as brechas da equipe turca, a MAD Lions assumiu o controle do jogo, acumulando objetivos e ultrapassando de forma expressiva no ouro. Foi apenas mais um escorregão por parte da equipe turca, para a MAD passar por cima de vez e marcar sua primeira vitória na série.

O terceiro jogo teve cara de SUP novamente, que derreteu a equipe dos leões e garantiu o 2-1 na série. O quarto game começou novamente sob a pressão da equipe da SuperMassive, mas a MAD Lions conseguiu punir severamente os erros do oponente e levaram a série à quinta partida.

O quinto e último jogo, mais uma vez começou com a vantagem do ouro para os turcos e mesmo que a equipe do LEC acertando algumas lutas, Zeitnot e sua Caitlyn estavam gigantes e não deixaram os leões irem muito longe. Supermassive superou a MAD Lions e finalizou a série, avançando para a próxima fase do Mundial 2020.

O Mundial 2020 continua nesta quarta-feira (30), a partir das 3h com MD5 entre Legacy Esports e LGD Gaming e as 7h com Papara SuperMassive contra Unicorns of Love.

Continue Reading

Parceiros Editorias