Já imaginou vivenciar uma experiência ufológica em um videogame? Foi exatamente o que a Refugium Games pensou quando desenvolveu Greyhill Incident, um jogo indie ambientado em uma pequena cidade que se torna o cenário de um misterioso incidente.
A indústria dos videogames sempre se aventurou em diversas temáticas no gênero de terror, explorando jogos inspirados nos clássicos filmes slasher, como Dead By Daylight e The Texas Chain Saw Massacre, contos sobrenaturais, zumbis e até mesmo criaturas mitológicas como vampiros e lobisomens.
Já chegou o disco voador?
Greyhill Incident decidiu ir além da abordagem tradicional ao trazer uma proposta ousada, inspirado em relatos de abduções alienígenas dos anos 90. Com uma trama que lembra o filme sinais (2002), o jogo nos transporta para Greyhill, uma cidade do interior que se torna palco de desaparecimentos e eventos estranhos.
Cansados de presenciar os incidentes sem receber qualquer ajuda, os habitantes de Greyhill se unem para enfrentar uma ameaça incomum: alienígenas. Apesar de nunca serem levados a sério pelas autoridades, eles encontram uma forma de compartilhar os relatórios de avistamentos e comportamentos bizarros pela região entre os moradores.
Neste clima de mistério e tensão, somos apresentados a uma ambientação bastante imersiva, que consegue transmitir a sensação de estar vivendo uma experiência aterrorizante com um perigo desconhecido.
Jogabilidade
A temática de Greyhill Incident é o maior destaque do jogo, principalmente se levarmos em conta as poucas opções de jogos survival horror que abordam abduções alienígenas, como o recente They Are Here da desenvolvedora DEKLAZON.
Por outro lado, o estilo de jogabilidade proposto pelo título não facilita nem um pouco a experiência do jogador. Assim, é comum ter dificuldade para encontrar os objetivos, principalmente por conta de uma ambientação bastante escura, somada a ter que pausar o jogo para enxergar os elementos.
A movimentação do protagonista também é bastante lenta, por isso, se estiver no meio de uma situação em que precisa correr, é melhor ter uma boa estratégia e munição garantida. Se a dificuldade para encontrar alguns recursos faz parte da idealização do estúdio para adicionar mais imersão no jogo, talvez tenham exagerado no elemento.
Visual
O estúdio Refugium Games entregou um visual bastante agradável com gráficos bonitos e atrativos para um jogo indie. A ambientação é bastante sombria e imersiva, transmitindo a sensação de estar realmente vivendo uma experiência aterrorizante em um lugar afastado.
A aparência dos alienígenas não é das melhores e são identificados apenas pelo rosto triangular e olhos gigantes, já populares no entretenimento. Por outro lado, a nave espacial é bem detalhada e consegue adicionar um clima de tensão no jogo.
Vale a pena?
Em quesito história, o jogo estava caminhando para garantir uma experiência marcante, no entanto, acabou tropeçando em um roteiro confuso. Temos um exemplo de uma ideia ótima e empolgante para os fãs de um bom jogo de terror, porém, mal executada.
Assim, Greyhill Incident não consegue sustentar a expectativa do jogador por tempo suficiente, já que a gameplay rende no máximo 1 hora. Quando menos se espera, o jogo já terminou e deixa uma sensação de que faltou algo mais, seja no enredo ou em jogabilidade.
O jogo não é completamente ruim e funciona como uma opção para quem está buscando jogos curtos para retomar o hábito de jogar. Talvez, a recepção dividida do público influencie o estúdio a trazer um novo jogo com a mesma temática no futuro, com uma abordagem mais completa e roteiro melhorado.