Dessa vez a migração foi inversa. Partindo da telinha para o papel, La Casa de Papel, Elite e La Casa de las Flores serão as primeiras histórias adaptadas para o formato livro. Esta decisão é resultado de um acordo global instituído nesta segunda-feira (22) entre o grupo editorial Planeta e a produtora de streaming Netflix.
A parceria coloca o Grupo Planeta como detentor oficial dos direitos internacionais de todas obras impressas através deste acordo. A missão da casa editorial é publicar em castelhano na Espanha e na América Latina não só as produções já mencionadas, mas também romances, livros de não-ficção e HQs que visam ampliar o mundo de histórias criado pela Netflix.
Paco Ramos, o vice-presidente responsável pelos conteúdos originais da produtora, comemorou o acordo, evidenciando o carinho que possui pelos títulos incluídos e a expectativa de vê-los na forma de livros.
“Estamos muito animados com a associação ao Grupo Planeta para ampliar o alcance e o universo de ‘La casa de Papel’, ‘Élite’ e ‘La casa de las flores’, três de nossas séries em espanhol mais universais. São títulos muito queridos por nossos membros no mundo todo e estamos orgulhosos de que escritores hispanofalantes se inspirem nestas grandes histórias e personagens”, revelou o vice-presidente.
Seu entusiasmo foi compartilhado por Jesús Badenes, que é diretor geral da Divisão de Livros do Grupo Planeta. Ele aproveitou para ressaltar a importância da aliança de duas grandes expositoras de histórias em uma época de profusão narrativa.
“Em um mundo cada vez mais globalizado, com uma linha tênue entre a publicação de livros e os conteúdos audiovisuais, estamos muito felizes com o acordo alcançado com a Netflix e com a possibilidade de publicar os livros dessas séries que são sucesso mundo afora. Estamos convencidos que os livros serão um complemento perfeito às séries”, salientou o diretor.
O selo Planeta é o sétimo maior grupo editorial do mundo e ocupa a liderança nos países de língua espanhola.