Connect with us
Guarda Lunar Guarda Lunar

HQs

Resenha | Guarda Lunar

“Morar na Lua. Onde estávamos com a cabeça? Parece uma bobagem agora.”

Publicado

em

O que é solidão? Ao procurar a definição da palavra no dicionário Michaelis, temos dois conceitos que se destacam, sendo eles: 1 – Estado ou condição de pessoa que se sente ou está só (isolamento), e 2 – Qualidade ou característica de local ermo ou solitário. É notório que em algum momento da vida, o ser humano passou ou passará por momentos que remetem a tais significados. Mas e nos quadrinhos? Como essa “situação” se encaixaria?

Atenção: os parágrafos a seguir, podem conter spoilers.

Na obra de Tom Gauld, intitulada ‘Guarda Lunar’, o qual foi lançada no Brasil pela Editora Todavia, tal premissa é primordial para a trama que apresenta ao leitor o dia a dia de um Guarda Lunar. Contudo, podem se perguntar, onde entraria o sentimento de “solidão” na história? Bom, a resposta é tudo, uma vez que logo em suas primeiras páginas, é mostrado ao público, a solitária e até mesmo melancólica rotina do protagonista.  

Guarda Lunar Resenha 01 828x1024 1

Então será apenas isso? Uma “viagem” em meio a solitária jornada do protagonista? Com toda a certeza, não, pois mais que mostrar a rotina, Gauld consegue sensibilizar o público, através de seu roteiro e ilustrações, que somados ao trabalho de coloração, expõem a beleza que o ser humano pode encontrar em seu cotidiano, mesmo nas situações mais atípicas.

Guarda Lunar Resenha 03

Dessa forma, Guarda Lunar é uma história de ficção cientifica, que se “aproxima” bem da nossa realidade, ao demonstrar as nuances que a vida pode nos proporcionar, uma vez que por mais forte que seja nosso desejo de manter as coisas “intactas”, nada dura para sempre, sendo assim necessário nos adaptarmos a tais alternâncias, sem deixar de aproveitar as belezas que podemos encontrar em nossa caminhada.

‘Guarda Lunar’ de Tom Gauld, se encontra disponível para compra no site da Editora Todavia.

Comments