A guerra dos consoles sempre foi algo muito presente desde que os videogames passaram a ser um utensílio doméstico de acesso facilitado. Antigamente, há algumas gerações atrás, essa batalha vinha a público apenas depois do lançamento dos consoles, e sempre pelo número de vendas dos mesmos.
Durante a sétima geração (Xbox 360, PS3, Nintendo Wii), as empresas começaram a abrir os olhos para as mídias sociais, e também a ouvir o que os fãs teriam a dizer, e também é claro, o mais importante, fidelizar os jogadores em suas plataformas.
Isso tudo foi explicitado quando ainda sem datas de lançamentos da oitava geração (XOne e PS4), apenas com noticias sobre hardware e lançamentos futuros, tanto a Sony quanto a Microsoft foram alvos de criticas e piadas pela internet sobre as performances e preços.
E não poderia ser diferente, agora para a geração que está por vir, essa guerra começou antes mesmo dos anúncios oficiais, e quando finalmente anunciaram, era de se esperar que as empresas se alfinetassem através de notícias. E foi o que aconteceu nesta segunda feira (03).
A Sony comunicou, através do PlayStation.blog, que o controle de PlayStation 4 não será compatível com os jogos lançados para PlayStation 5, porém os jogos de PS4 que forem portados para o PS5 terão compatibilidade para o controle antigo.
Momentos depois desta notícia, a Microsoft usou do Twitter para comunicar aos fãs que o controle do Xbox One será compatível com o Xbox Series X. E obviamente, agradou muitos fãs e consumidores do Xbox.
ICYMI: Xbox Series X is backwards compatible with ALL Xbox One controllers across ALL games
🎮 Official Xbox Controllers
✨ Xbox Adaptive Controller
💪 Xbox Elite Wireless Controllers
⚡️ SCUF Controllers pic.twitter.com/f8URC3iJXr
— Xbox UK (@xboxuk) August 3, 2020
Veremos como essa guerra vai se desenrolar na próxima geração. Lembrando que ainda não há informação oficial sobre o preço dos consoles no Brasil.