No Festival de Cinema de San Sebastián, manifestantes com bandeiras palestinas foram observados protestando contra as mais de 40.000 mortes de homens, mulheres e crianças em Gaza desde o começo do conflito com Israel.
Ao ser homenageado com o Prêmio Donostia, o ator espanhol Javier Bardem fez um apelo por um cessar-fogo e criticou as ações do governo de Israel, que prosseguiu com os ataques mesmo após a ofensiva do Hamas em outubro.

“Recebo [o prêmio] com imensa alegria, porém não estou disposto a comemorar”, declarou Bardem à imprensa espanhola. “O ocorrido em Gaza é inaceitável e desumanizador.”
Bardem ressaltou sua crença de que o governo israelense atual é o mais radical já observado pelo país, e que as ações de Israel não justificam a penalização da população palestina.
Bardem fez um apelo para que países como os EUA e o Reino Unido reconsiderem seu apoio a Israel. O festival, que acontecerá até o dia 28 de setembro, vem chamando a atenção tanto pelas celebrações quanto pelos protestos.