Jim Jarmusch mubi

Jim Jarmusch fala sobre a Mubi tendo investidor que apoia o genocídio em Gaza “dinheiro sujo”

Jim Jarmusch critica relação da Mubi com investidor ligado a forças israelenses antes da estreia de seu novo filme em Veneza.

3 Min Ler

O cineasta Jim Jarmusch, famoso por “Amantes Eternos,” criticou a plataforma de streaming Mubi depois que ela se associou a um investidor ligado às forças israelenses no começo do ano. A Mubi co-produziu o mais recente filme do diretor, “Father Mother Sister Brother,” que foi exibido pela primeira vez neste último domingo, 31 de agosto, no Festival de Cinema de Veneza.

As críticas à Mubi começaram desde que a empresa anunciou um investimento de US$ 100 milhões da Sequoia Capital, uma firma de capital de risco do Vale do Silício, que também investiu em uma startup de tecnologia de defesa criada por unidades de inteligência israelenses em resposta aos ataques terroristas de 7 de outubro. Diversos artistas ligados à distribuidora assinaram uma carta aberta pedindo que a Mubi reconsiderasse seu relacionamento com a Sequoia e condenasse publicamente a empresa, denunciando o que chamaram de “aproveitamento do genocídio.”

Confira a fala de Jarmush;

“Minha relação com a Mubi começou muito antes disso, e eles foram incríveis de se trabalhar no filme. Fiquei desapontado e perplexo com essa ligação [entre Mubi e Sequoia]. Se quiser tratar do assunto, deve falar com a Mubi. Não sou o porta-voz.”

Cresceu mais durante a coletiva de imprensa oficial de seu novo projeto;

“Sim, eu já estava pré-copado. Além disso, tenho um acordo de distribuição com a Mubi para [alguns filmes], que fechei antes do acordo [da empresa] com a Sequoia.”

“Sou um cineasta independente e recorro a várias fontes para financiar meus filmes. Todo dinheiro corporativo tem sua sujeira. Se você analisar as empresas cinematográficas e suas estruturas financeiras, encontrará muita coisa errada. Você pode decidir evitar isso e não fazer filmes, mas os filmes são o meio pelo qual expresso o que quero dizer. Isso me preocupa. Porém, algo que não aceito é colocar a culpa nos artistas. Não somos nós”

CEO da Mubi, Efe Cakarel.
CEO da Mubi, Efe Cakarel.

Uma das estrelas do elenco, Indya Moore(Pose) também comentou sobre o que revelou como uma “incrível quantidade de guerra criativa e disputa por recursos nos bastidores de Hollywood.”

O conflito de Gaza tem sido um grande assunto no Festival de Veneza, pois um dia antes houve um protesto maciço correu para voltar a ir para a crítica humanitária.

“Father Mother Sister Brother” marca o retorno de Jarmusch a Veneza desde 2003. O filme é uma antologia que apresenta três histórias independentes, porém conectadas, explorando as relações familiares entre filhos adultos e pais emocionalmente distantes. O elenco conta com Adam Driver (Ferrari), Tom Waits (Licorice Pizza) e Charlotte Rampling (Duna).

Mubi é um serviço de streaming que também está disponível no Brasil.

Compartilhe este artigo