O ator que interpretou o personagem Finn, na ultima trilogia de Star Wars, John Boyega, critica de forma aberta a Disney por apenas comercializar um personagem negro para depois não o consagrar com qualquer importância na trama da trilogia.
Em entrevista a revista GQ o ator deixou claro o quanto ficou chateado com a falta de importância de Finn, ex-Stormtrooper que chegou a usar um sabre de luz, foi deixado de lado conforme a franquia avançava. Perguntando o que ele diria a Disney, ele respondeu.
“O que eu diria para a Disney, é não trazer um personagem negro à tona, comercializá-lo para ser muito mais importante na franquia do que ele realmente é, e em seguida, colocá-lo de lado. Não é certo. Vou dizer isso diretamente.”
Ele continuou:
“Tipo, vocês sabiam o que fazer com Daisy Ridley, sabiam o que fazer com Adam Driver”, diz ele. “Você sabia o que fazer com essas outras pessoas, mas quando se tratava de Kelly Marie Tran (personagem asiática), quando se tratava de John Boyega, era tipo ‘fod***’. Então, o que você quer que eu diga? O que eles querem que você diga é: ‘Eu gostei de fazer parte disso. Foi uma grande experiência…’ Não, não, não, não, não, não. Aceitarei dizer isso quando for uma grande experiência. Eles deram toda a nuance para Adam Driver, todas as nuances para Daisy Ridley. Vamos ser honestos. Daisy sabe disso. Adam sabe disso. Todo mundo sabe. Eu não estou expondo nada”