Lightyear uma história derivada ambientada no universo Toy Story da Pixar, e ficou aquém desse marco sem limites em sua estreia nas bilheterias, arrecadando 51 milhões de dólares em 4.255 cinemas norte-americanos.
O público familiar, o principal grupo demográfico do filme, está praticamente ausente desde o COVID. Mas mesmo assim, essas vendas de ingressos são decepcionantes para uma marca tão reconhecível quanto a Pixar, que ja produziu “Os Incríveis”, Procurando Nemo” e “Up”. (Via THR)
É particularmente problemático dado que Lightyear custou US$ 200 milhões para produzir e dezenas de milhões a mais para comercializar. Se esperava que o filme ganhasse ao menos 70 milhões de dólares em seu primeiro final de semana, mas o rato teve as suas ambições frustradas pela concorrência acirrada de Jurassic World Dominion e Top Gun: Maverick, bem como pouco apetite do público para assistir a uma história de origem ligeiramente esotérica sobre Buzz Lightyear, que teve apenas uma tênue conexão com os quatro filmes de Toy Story.
Muitos analistas entenderam que a Disney apostou muito alto na marca Lightyear, em não colocar no título do filme Toy Story, pois o Cinema Score deu um selo A- para o filme, isso significa que o público gostou do que viu logo algo no marketing está errado. Já outros especialistas atribuem isso a ideia de que o público considera não ver os filmes da Disney nos cinemas pois sabem que em breve ele estará no Disney+.
No exterior, a Lightyear arrecadou US$ 34,6 milhões de seus primeiros 43 mercados para um valor global de US$ 85,6 milhões.
Jurassic World Dominion, ficou em primeiro lugar com US$ 58,7 milhões de 4.679 locais para um total nos EUA de 10 dias de US$ 247,8 milhões e mais de US$ 622,2 milhões no mundo.
Já, Top Gun: Maverick continuo como uma força da natureza e já soma quase 900 milhões de dólares.