Lembra daquela Marvel pré-pandemia que todos amavam ir ao cinema ver? Então, parece que ela ficou para trás… E você não deixou de se importar com ela porque os filmes caíram de qualidade. Na verdade, a Marvel já tinha este problema deste os seus primeiros filmes.
A linha de montagem da Marvel dá a você todos os mesmos filmes há muito tempo, mas o conceito de vários projetos interconectados dava a sensação de algo inovador no cinema (não era inovação no cinema, era apenas uma inovação de produção) e somente quando algo épico iria acontecer os trabalhos da Marvel ficavam mais maduros, como por exemplo, Vingadores Guerra Infinita e Ultimato são filmes que davam um tom sombrio e desanimador a franquia, dando a entender que todos estão em perigo, que todos podem morrer e que ninguém está a salvo….
Você pode pensar que isso é besteira, mas podemos pegar o exemplo do mundo de Game of Thrones, em que qualquer projeto que saia desta franquia dará aos fãs a sensação de que ninguém está a salvo e qualquer movimento em falso pode acabar com aquele seu personagem favorito…. Aí que a Marvel escorrega desde o começo, pois todos os seus filmes desde a Fase 1 não dá a mínima ideia de que algum personagem vai morrer durante seus próprios filmes.
É como se você estivesse vendo “episódios fillers” (episódio facilmente descartável) de Naruto. Você sabe que As Marvels no final do filme ficaram vivas, você que em Quantunmania toda a família do Homem-Formiga estará viva e por aí em diante… Você pode citar Guardiões da Galáxia Vol. 3 e Doutor Estranho 2 como algo que deu certo, mas ai que está: não tivemos consequências nestes filmes?
Em Guardiões 3, a equipe se separa e o James Gunn soube levar tensão aos seus personagens nos momentos certos, onde ninguém estava a salvo… Em Doutor 2, a Wanda acaba morrendo… Ou seja, tivemos consequências nestes filmes, tornando As Marvels e Homem-Formiga 3 dispensáveis.
Com estes dois projetos, você começou a entender que a maioria dos filmes da Marvel são “fillers”, ou seja, uma encheção de linguiça sem sentido que no final vai se conectar a alguma maior (ou não) e que só fazem sentido se estiverem conectados, mas sem esta conexão teriam algum sentido destes filmes existirem?
Falta a Marvel o que eu já havia dito a muito tempo uma palavra, e esta palavra se chama CONSEQUENCIAS, estas consequências não podem ser apenas em cenas pós-créditos, devem ser relacionadas a todos o projeto, isso quer dizer filmes e séries a ponto da gente se importar com os personagens, o que está rolando agora é que você não se importa com ninguém…
Você percebeu que tudo isso ai são filmes para vender bonecos, brinquedos outros licenciados, mas não necessariamente é cinema como diz o Martin Scorsese, você entendeu que não se importa mais e exige mudanças, ou seja quer mais qualidade no roteiro, na direção e na produção…
Eu não sei se a Marvel vai te dar estas coisas, mas eu sei que você sacou, mesmo depois de muito tempo, que está vendo As Marvels desde 2008 só não sabia disso, com algumas produções um pouco melhores, mas o final e quase o mesmo, sempre. A ponto de ver um trailer da série Eco, e só porque apareceu o Rei do Crime com as mãos sujas de sangue já disse que ESTÁ LOUCO PARA VER A SÉRIE. Significa que você andava tão anestesiado que nem sabia mais o que era outros conceitos dentro do gênero de heróis.