O astro de Pantera Negra e Creed: Nascido Para Lutar, Michael B. Jordan apareceu em uma lista e não foi na lista de alguma premiação.
Michael B. Jordan teve foto incluída na lista de procurados pela polícia civil do Ceará, como um dos suspeitos de uma chacina que deixou cinco mortos em Fortaleza. Segundo o portal G1, o astro aparece com mais dois suspeitos de ter cometido os assassinatos.
Ainda segundo portal, a secretaria de segurança do Ceará e a Polícia Civil informaram em nota que o trabalho de reconhecimento fotográfico é “apenas uma das etapas que podem levar ao indiciamento de um acusado”. Depoimentos de testemunhas e perícias técnicas nos locais de crime (coleta de impressões digitais, análise de câmeras de segurança, por exemplo) também constituem parte do processo de investigação.
“Cabe destacar que o trabalho policial juntou elementos comprobatórios por meio de provas técnicas, através de perícias, e testemunhais”
policia civil do ceará
O crime que o ator aparece como suspeito foi uma chacina onde cinco pessoas morreram e seis ficaram feridas no Bairro Sapiranga, em Fortaleza, na noite do Natal. Apesar do claro “equívoco”, a polícia não disse se vai retirar a foto do ator da lista de reconhecimento facial.
O reconhecimento facial não pode ser admitido como única prova em processos judicias no Brasil, mesmo assim isso não impede que jovens negros sejam presos e em muitos momentos sendo inocentes de crimes, unicamente usando como base o reconhecimento facial.