Na briga contra a FTC para conseguir adquirir a Activision Blizzard, a Microsoft acabou revelando que “quase” comprou a Square Enix em 2019.
No documento, o chamado “Projeto Fênix” como é descrito a proposta, a Microsoft foi impulsionada pelo desejo de adentrar no mercado asiático e a porta de entrada seria a Square Enix, que possui uma das maiores franquias dos games, como Final Fantasy, Dragon Quest e Kingdom Hearts.
A Microsoft descreveu o portfólio da empresa asiática como “projeto robusto” de jogos para mobile (celular), algo que a companhia americana acreditava como uma forma de impulsionar o Game Pass para dispositivos mobile. Bem, não é segredo que o Phil Spencer já revelou publicamente o desejo de comprar uma grande desenvolvedora de jogos asiáticos, no caso a Square Enix.
Portanto, ao final das contas as negociações não foram a frente. Ainda no documento, a empresa criou um filtro para a remoção de estúdios que não atingiram certos critérios, que inclui a falta de experiência em IPs originais e “sem inovação”, ou falta de “adequação cultural”, ou “maturidade nos negócios”.
Outro material que foi exposto durante a briga nos tribunais entre a FTC x Microsoft foi uma lista, criada pela Microsoft com possíveis 100 desenvolvedoras e editoras que a companhia poderia adquirir.
Entre estes 100, estão grandes desenvolvedoras como Bloober Team, CD Projekt Red, Level-5, Harmonix e From Software, seriam apenas algumas das editoras.