Neste último domingo (20), Nomadland consagrou-se como Melhor Filme pelo júri popular do TIFF (Festival Internacional de Cinema de Toronto). Resultado esperado após ele ter ganhado o Festival de Veneza no final de semana anterior.
O longa dirigido por Chloé Zhao (Os Eternos e Domando o Destino) é o primeiro filme na história a vencer o prêmio principal de ambas premiações. Dessa forma, ele chega como um dos favoritos para o Oscar de 2021.
One Night in Miami, estreia de Regina King (Watchmen) na direção, e Beans, da também estreante Tracey Deer, amargaram a segunda e a terceira colocação respectivamente. Um pódio recheado de diretoras.
O alvoroço está no fato de que, nos últimos 8 anos, o ganhador do prêmio do júri popular de Toronto recebeu ao menos uma indicação para o Oscar de Melhor Filme. Em alguns casos, como na premiação de 2018 para Green Book, os canadenses acertaram o até mesmo o vencedor da estatueta dourada.
No ano passado o festival premiou Jojo Rabbit, que, não só foi indicado em 6 categorias (incluindo melhor filme), como também levou para a casa a premiação de melhor roteiro adaptado.
Estrelado por Frances McDormand, Nomadland conta a história de Fern, uma mulher que reúne suas coisas em uma van e parte rumo a uma viagem exploratória, fora da sociedade dominante, após o colapso econômico de uma colônia industrial na zona rural de Nevada (EUA).
O filme apresenta nômades reais como Linda May, Swankie e Bob Wells como mentores e companheiros de Fern em sua jornada pela vasta paisagem do oeste americano.