Uma crítica publicada no site The Telegraph coloca mais fogo na situação já delicada que a autora de sucesso J. K. Rowling está vivendo com os defensores de direitos humanos de pessoas vulneráveis, principalmente da comunidade LGBT, mais especificamente com transsexuais.
O livro Troubled Blood, que faz parte da série policial escrita pela escritora, é a quinta parte da série de J. K. Rowling que continua a narrar a prolongada relação entre Cormoran Strike e Robin Ellacott.
O cerne do livro é a investigação de um caso arquivado: o desaparecimento da garota de programa Margot Bamborough em 1974, considerada uma vítima de Dennis Creed, um serial killer travesti. O crítico do site ainda questiona sobre a ideia que a autora teve ao determinar que uma pessoa trans seria o vilão da sua historia.
“Pergunta-se o que os críticos da posição de Rowling sobre questões trans farão de um livro cuja moral parece ser: nunca confie em um homem de vestido“
No Twitter a reação foi imediata, a tag #RIPJKROWLING esta no em alta logo após a divulgação da crítica do livro no site inglês The Telegraph.